domingo, 16 de outubro de 2011

A Maratona de Buenos Aires 2011




Domingo, 16 de outubro de 2011

A Maratona de Buenos Aires aconteceu no domingo passado, uma data cabalística, 09/10/11 e mais uma vez foi muito elogiada, uma invasão de brasileiros na capital Argentina atrás de uma boa corrida, com tratamento digno, além de ser uma experiência internacional com preço de viagem nacional.

Uma ótima opção para os corredores de um país muito maior, com muito mais habitantes, com diversas maratonas e nenhuma que consiga atingir o grau de satisafção que a Maratona dos hermanos consegue.
Triste constatação!

A prova argentina teve 7.280 concluintes sendo 653 brasileiros.
Tem maratona no Brasil que não consegue metade desses brasileiros como inscritos e para atingir esse numero de concluintes é preciso somar as duas das três maiores(Poa - SP - Rio).


Aqui tem o link para os resultados da Maratona de Buenos Aires 2011.
Impossivel de comparar com qualquer prova brasileira tamanha a facilidade de procurar as informações. 

Para falar sobre a prova, convidei dois amigos que lá estiveram.

O P.A. ou Paulo Augusto que já é um MARATONISTA EXPERIENTE, depois de correr 3 vezes em São Paulo, 1 em Florianópolis e 1 em Porto Alegre,  resolveu conhecer a maratona argentina e obteve novo recorde mundial próprio, Parabéns P.A.!

Leia a opinião dele sobre a prova:

Dani - P.A. - Sidney
"A prova merece a fama que tem. Achei sensacional! A retirada do kit aconteceu com uma exposição bem legal. O kit era bem simples(camiseta sem manga e de cor mostarda), mas era possivel customizar a camiseta e tirar fotos num pórtico de chegada com uma mensagem em um painel eletrônico.
A largada se deu pontualmente as 7h30, temperatura amena, o percurso passa por muitos pontos turísticos e todo plano, a hidratação é o ponto forte, a cada 2,5km, intercalando água e gatorade, 03 pontos de distribuição de frutas (tinha até uva passa!!!). 
O kit pós prova vinha a medalha (colocada no peito), um gatorade, água, uma barrinha de cereal e um cookie.
Por eu estar hospedado na região central e não conhecer a cidade, achei um pouco difícil o deslocamento até o local da prova. Quem se hospedou perto do local não teve problemas. A prova teve boa participação da população que incentivava bastante todos os atletas(argentinos, chilenos, uruguaios, mexicanos e muitos brasileiros).
Já havia corrido 05 maratonas (03 SP, 01 Floripa, 01 PoA), sem duvida essa foi a melhor, não só pelo meu tempo mas principalmente na forma como eles trataram os corredores.
Não foi apenas minha melhor maratona mas uma das melhores provas que já fiz.
Depois de participar dessa fico envergonhado em dizer que existe maratona em São Paulo.
Resumindo, se alguém quiser ser tratado como um atleta merece, quem sabe poder fazer seu recorde pessoal ou estrear em maratonas, corra em Buenos Aires.
Agora, apesar do cansaço vou participar do revezamento Maresias/Bertioga, e quem sabe pegar um troféu por lá. Em 2012, estou pensando em participar da maratona de Santiago no Chile e de mais uma aqui no Brasil, talvez a de Foz do Iguaçu."
T. LIQUIDO: 03:12:43 (RECORDE MUNDIAL PESSOAL!!!)
T. BRUTO : 03:13:27
PACE: 04:35
CLASSIFICAÇÃO:
GERAL: 315º ENTRE 7280
BRASILEIRO: 45º ENTRE 653
Também a opinião e o relato do estreante, NOVO MARATONISTA, André Tuma que fez uma estreia perfeita de acordo com os treinamentos e gostou muito do resultado. Parabéns André!

@andretuma
"A maratona de BsAs tem sido uma das melhores maratonas do segundo semestre....tem juntado alguns fatores importantes: o percurso é (praticamente) plano, o clima ajuda muito, não há dificuldades com a língua e acaba sendo uma viagem barata para se fazer (duas horas e meia de vôo, a partir de São Paulo). Além disso, não há distâncias menores envolvidas. É só mesmo a maratona (se não me engano, há uma corrida de 05k, mas ninguém nem viu esses corredores e nem mesmo a largada da prova). E isso acaba ajudando, pois todos estão no mesmo barco (não existe desprestígio na distância, não há loucos ultrapassando você porque estão fazendo revezamento – vd. POA e a estrutura acaba sendo uma só).

No começo até achei que seria mais interessante ter uma meia maratona envolvida, pra atrair mais gente.... mas como bem disse a Paradizo(@fparadizo), ambas as provas argentinas (meia e maratona) já estão super estabelecidas e uma não precisa do “apoio” da outra...

Além disso, é uma prova que é feita pela Adidas, que apesar de não possuir uma super fama em construir tênis para corrida, é super conhecida em relação aos outros materiais (roupas, especialmente).

Por isso, há cada vez mais brasileiros participando da maratona portenha. É impressionante. Vi gente de tudo que é lugar.... assessorias paulistas e cariocas, gente de MG, ES, etc, etc, etc.

Eu tinha uma experiência de feiras de corrida internacionais, corri a meia da Disney em janeiro desse ano. E enquanto feira, acho que a da Maratona de Buenos Aires deixou a desejar..... num espaço relativamente pequeno, poucas lojas... .justamente pelo patrocínio da Adidas, as outras grandes marcas de tênis e acessórios não tiveram espaço(Nike, Asics, Mizuno não possuíam qualquer produto em exposição... vi alguns tênis da New Balance e algumas roupas da Under Armour). Havia várias tendas que vendiam suplementos (géis, isotônicos, wheys, etc)....

E havia uma loja relativamente grande da Adidas... estava esperando encontrar vários objetos da maratona, mas no dia em que fui (sexta à tarde) já eram poucos e não havia disponibilidade de tamanho... Tive que voltar no outro dia (sábado, logo no horário de abertura da expo) para comprar uma camiseta e um quebra vento da prova (choveu na sexta, e fiquei com receio do frio)... Boné, nenhum.

Havia algumas facilidades da Adidas(teste de pisada, posto para fotos com o percurso e com letreiros relativos à prova, customização de camisetas – sempre com fila – e um serviço que pra nós, brasileiros, quase não servia: no kit havia uma pulseira de borracha preta da Adidas, que se vc entregasse em um posto de coleta, eles marcariam seu tempo na prova – só que essa pulseira seria entregue em uma loja da Adidas, em um Shopping, 05 dias depois da prova.... impraticável).

Ou seja, no geral, a feira decepcionou... a da Disney deu de 10 a zero.

A retirada dos kits estava tranqüila, apesar da camiseta ser meio estranha (cavada, num tecido mto grosseiro e numa cor horrível...um amarelo “choco”....). No kit, apenas o número de peito, a camiseta, a tal pulseira de borracha e  um mapa do percurso. Ainda havia a necessidade de se pegar uma pulseira para as baias, por tempo (não era necessária qualquer comprovação... quem estipulava a cor da pulseira que queria era o próprio atleta).

No dia da prova, ainda não havia amanhecido quando saímos do hotel (distante 07km da largada)....um frio danado e uma chuva irritante....os táxis nos deixavam a 500m da concentração da prova, o que não é mto....mas tivemos que buscar abrigo na tenda da massagem (que ainda não estava funcionando, mas estava cheia de corredores à procura de abrigo)....

Estávamos em 04 pessoas daqui de Uberaba/MG.... mas logo encontramos com o pessoal da Run&Fun de SP (nossa assessoria) e com a Renata Moretti, com quem eu tinha combinado de começar a prova....O sistema da largada estava normal, os guarda-volumes organizados por número de inscrição e os banheiros, pra variar, com filas gigantes... Após um breve alongamento, fomos para a nossa baia (a última, por sinal... com previsão de pace de 06min/km).

Pontualmente às 07:30h foi dada a largada para os aproximadamente 08 mil atletas... nessa altura, a chuva havia dado trégua e o tempo esquentava... larguei com o quebra vento, mas já no km 02 tirei as mangas... corri com uma calça de compressão, que esquentou um pouco, mas foi importante para as pernas agüentarem o esforço e dar uma sustentação legal para os joelhos que andavam doendo... a Jussara encontrou conosco logo no comecinho da prova (no ponto onde os táxis deixavam os atletas) e entre os kms 03/04 acabamos deixando a Renata um pouco pra trás, por causa da diferença dos ritmos programados. A Jussara foi comigo até o km 07 (onde ficava o nosso hotel).

O tempo úmido, friozinho (na casa dos 15 graus) e o percurso quase todo plano auxiliaram bastante. A hidratação era extremamente organizada....a partir do km 05, e de 05 em 05 km, água...E a partir do 7,5km, também de 05 em 05, Gatorade. Assim, o atleta tinha postos de hidratação a cada 2,5km....a água não estava gelada, mas o tempo tb não estava tão quente a ponto disso ser um problema. A partir do km 21, houve 03 postos com frutas (laranjas já cortadas em quartos, ameixas secas, uvas passas e banana)....Durante o percurso, vários colaboradores davam apoio aos atletas....Nesse ponto, a estrutura da prova foi realmente ótima. Um ponto negativo: havia a promessa da entrega de uma esponja para os atletas se refrescarem (confesso que nunca havia ouvido dizer de tal iniciativa)....apesar da novidade (que não é desse ano, já havia nos anteriores), tal esponja, bem anti-higiênica, só serviu para os atletas do pelotão da frente....eu consegui pegar uma e acabei usando para jogar um pouco d`água na cabeça....mas bem desconfiado....

Fiz a prova num ritmo bastante confortável....tinha feito os longos aqui em Uberaba, com calor fortíssimo e subidas. E mesmo assim, por outros fatores, não consegui realizar todo o treinamento com a disciplina necessária (final de obra, mudança de casa, etc). Assim sendo, resolvi dar uma segurada, até pelos conselhos que já havia recebido de vários amigos maratonistas. A idéia, em resumo, era completar a prova.....inteiro, se possível.

Havia combinado com meu treinador para fazer uma média de 06:10 a 06:20 durante a prova toda....e tentei seguir essa toada....Como tinha feito todos os treinos acompanhado (quando não pelos amigos que também iriam correr a maratona, só que num ritmo mais forte, com a Jussara, de bike, nos treinos mais longos), comecei a sentir falta de conversar durante a prova....e sendo assim, comecei a conversar com os brasileiros que encontrei durante o percurso, com os colaboradores que sempre incentivavam....sempre fugindo daquela impressão de solidão da maratona....

Encontrei com o pessoal da R&F nos kms 10 e 30 (neste último, com direito a um salvador copo de Coca-Cola e uma porção de batatas cozidas com sal)....e no km 34, lá estava a minha super companheira Jussara....me esperando pra correr os últimos 08k comigo, pra me dar força quando as pernas já não estivessem agüentando....só que eu já tinha prometido pra mim mesmo que não iria andar e muito menos desistir de maneira alguma....foram 10 meses de treinos e mto sofrimento pra abandonar no meio do percurso.....

Quando a Jussara achou que iria me encontrar sem pernas, sem fôlego, num mau humor irritante e me arrastando, qual não foi a surpresa dela ao me ver inteiro, sorridente, conversando....tudo graças à economia feita na primeira metade da prova....Dali pro final, continuamos num ritmo confortável, apenas administrando os últimos kms....continuei me hidratando e repondo os carboidratos normalmente e com o mesmo foco da prova inteira....Mas tenho que confessar que foi a parte mais agradável da prova. Fomos conversando....e nessa altura, o meu Garmin já dava uma diferença a mais de 400m da marcação oficial....

Nos últimos 2km, vi que estava super conservado e bem disposto....e comecei a acelerar tentando completar a prova em 04:30h....passamos por muita gente quebrada, muita gente com cãibras, muita gente andando....essa sensação de estar muito bem no final da prova, de conseguir ultrapassar tanta gente,  foi excelente....

Terminei a prova berrando de felicidade, por ter conseguido algo que me apavorou  durante vários meses, porque durante vários meses eu pensei se era isso mesmo o que eu queria, se eu achava que tinha pernas pra isso, se correr uma maratona não era, de verdade, uma “idéia de jerico”....Deixei minha família apavorada quando contei a idéia de que iria correr uma maratona, justamente pelos riscos envolvidos....e agradeço a ela por todo o apoio que me deu nessa minha pequena loucura...

Terminei com a sensação de que, realmente, correr a maratona é muito melhor do que treinar pra ela. Que a corrida tem uma adrenalina, uma leveza, uma sensação de completude que os treinos não dão....

Fiquei alguns dias (e ainda estou, confesso) pensando no que fiz. É algo estranho pensar “sou um maratonista”.....é um desafio imenso pra mente e pro corpo....há quem diga que seja uma verdadeira agressão....Mas acho que levar o corpo a determinados limites, nos geram a certeza de que somos frágeis, mas se tivermos determinação, nós nos superaremos.

Ainda estou nos meus dias off....as dores nas pernas já melhoraram muito....mas ainda não tenho um objetivo firmado....Vi vários amigos entrarem em depressão pós maratona, justamente pela falta de objetivo posterior....acho que o excesso de dedicação e comprometimento levam a isso....Mas eu sei que não vou entrar nessa pilha....completar uma maratona nunca foi meu único objetivo dentro da corrida....aliás, nem fazia parte dos meus planos há alguns meses atrás....essa conquista veio mesmo como um bônus....um enorme bônus de satisfação com o sentimento do dever cumprido....

Se compararmos a Maratona de Buenos Aires com as nossas provas aqui no Brasil, temos que reconhecer que ainda nos falta um caminho a ser percorrido antes de chegarmos no nível exigido para provas internacionais.....É evidente que a maratona portenha também tem seus problemas e também deverá evoluir....mas é notável como é feita por profissionais, com respeito ao atleta....Pontualidade na largada, horário da largada, hidratação sem restrição durante a prova são conceitos fundamentais. O kit, como já disse, tinha o que tinha que conter. E, claro, medalhas só no fim da prova!!!! Havia um sistema relativamente eficiente para burlar os “pipocas”, especialmente no final da prova....Relativamente porque, vc sabe como é...seria uma injustiça a Jussara ficar sem a medalha dela....hehehehehe.....

Ponto extremamente negativo foi a questão da volta....Não havia informações sobre linhas de ônibus e os táxis simplesmente não paravam para atletas (já haviam me avisado que eles têm nojo dos atletas suados no banco dos carros).....Tivemos que andar por quase uma hora (eu, Jussara e minha sogra, que tem 61 anos) até sairmos da rota dos atletas e conseguirmos um táxi que nos levasse de volta ao hotel.

Enfim....acredito que a corrida não é um fim em si mesma. Todos que correm o fazem por alguma coisa....alguns pra emagrecer, outros pra fazer amigos, paquerar, ter condicionamento, preparar um futuro mais saudável, superar limites e até para trocar de vício....Eu acho que a corrida nos torna pessoas melhores....melhores como amigos, melhores nos nossos hábitos, melhores nos nossos projetos, melhores na nossa disciplina....enfim....vivemos em busca de evolução....e a corrida, com certeza, faz parte disso. Esse sempre foi objetivo."

Parabéns P.A e André! Obrigado pelos ótimos relatos e vamos torcer para um dia termos no Brasil uma MARATONA que atraia os brasileiros e  também os GRINGOS, afinal estamos as vésperas de uma Copa do Mundo e de uma Olimpiada e não TEMOS NEM UMA MARATONA.


O que dizer dessa foto que mostra o atendimento para os "estrangeiros" conhecerem nossas corridas?


#colucci2011

2 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Colucci valeu por compartilhar conosco, pois as corridas lá de fora são bem realizadas e os corredores são bem tratados, parabéns a todos que correram nessa Maratona de Buenos Aires!!!

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Em 2010 fiz a meia em Buenos aires, mas no Km17 minha coxa falou chega, espero ano que veem estar junto nela.

    Um dia vamos chegar a fazer provas com a de BSAS aqui no Brasil.

    www.mais1km.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim