Coluna 11



Agressão na Maratona de São Paulo 2011



Mais uma LENDA da Péssima Maratona de São Paulo de 2011, uma história assustadora que nos  mostra qual a preocupação e quanto de respeito essa organizadora tem com (o corredor) o principal personagem, quem faz realmente acontecer as maiores e mais famosas corridas de rua no Brasil.

Tudo começou quando o Srº Rubens de Camargo Passos Filho, 59 anos, resolveu participar como APOIO a sua esposa, amigos e demais maratonistas da sua equipe na Maratona de São Paulo no dia 19/06/2011. Rubens é Ultramaratonista treinado pelo Mestre Branca, da assessoria Branca Esportes em  São Paulo, tinha acabado de chegar da famosa Comrades Marathon  na África do Sul em 29/05/2011.

Antigamente, as provas de maratona eram exclusivas, mas atualmente a largada da Maratona de São Paulo conta com outras provas paralelas(10k e 25k) que acontecem simultaneamente na Ponte Estaiada e com a chegada no parque do Ibirapuera para as provas de 10k e 42k, local onde as assessorias esportivas montam suas tendas para esperar seus atletas. Próximo das 08:00 da manhã, Rubens  que estava de bicicleta, foi atravessar a rua em frente a assembléia legislativa para levar uma mochila na tenda da Branca Esportes, nesse horário a corrida nem tinha começado e estavam todos lá no outro canto da cidade, na Ponte Estaiada.

E eis que surgem na frente do Rubens, três sujeitos, grandes,  com camiseta de STAFF para impedi-lo de passar, começou uma discussão e um desses STAFFS muito bem instruído e bem preparado deu a ordem em voz alta para os outros: - DERRUBEM-O !

E foi isso que o outro educado STAFF  fez, partiu para cima do Rubens e arrancou-o da bicicleta, jogando-o ao chão. Essa cena foi presenciada por várias pessoas, inclusive por uma oficial da Policia Militar que ofereceu ajuda para levá-lo ao hospital.  Rubens agradeceu, tentou levantar, montou na bicicleta e saiu o mais rápido possível de perto de seus agressores, afinal, o esporte dele É CORRIDA não lutas e contra três a covardia impera.

Após a vergonha de ser agredido sem motivo algum, no meio da rua com platéia se formando, Rubens partiu para o que tinha se proposto a fazer, pedalar por São Paulo ajudando os maratonistas. Ao chegar na USP com muita dor no joelho, foi apoiar o pé no chão e CAIU da bicicleta, e não conseguia mais apoiar o pé no chão. Ainda assim seguiu no percurso e ao chegar no fim da prova constatou que realmente estava impossível colocar o pé no chão.

Foi levado para o Hospital Nove de Julho e após exames foi constatada uma lesão de joelho. Quando arrancaram Rubens amavelmente da bicicleta, puxado pelo braço esquerdo, ele, ao cair no chão torceu o joelho esquerdo pulverizando o ligamento cruzado e somente hoje, seis meses depois que ele está podendo retornar aos treinos de corrida, ainda bem leve, com trotezinho para adaptar o “novo joelho” e tirar o trauma da dor, sem contar as seqüelas emocionais causada por pessoas despreparadas que são pagas e provavelmente instruídas para agir dessa forma.

A pior parte de toda essa história é que após descobrir a gravidade da lesão, de descobrir o tamanho do estrago e ter que arcar com toda a despesa para tentar consertar o ligamento do joelho “pulverizado”, Rubens tentou por diversas vezes contato com a YESCOM, a organizadora da corrida, a empresa que contrata essas pessoas gentis e educadas e que também passa as instruções de como elas devem se comportar durante o evento, e surpreendentemente(para ele) ninguém deu a mínima para o caso, o máximo que recebeu como resposta foi aquela “AUTOMATICA PADRÃO
– "Vamos passar seu caso para a coordenação de eventos e em 3 dias entraremos em contato. Já se passaram 6 meses e ninguém se dignou a procurá-lo."

O treinador Branca, uma pessoa sensacional que a cada maratona PERcorre 3 maratonas indo e vindo para ajudar e prestar socorro a TODOS os corredores e não só os da sua equipe tentou interceder no caso, mas também não foi ouvido. O que só demonstra qual o real significado que os corredores/esportistas amadores tem para essa organizadora.

Esse caso do Rubens está correndo na justiça. EU torço para que a JUSTIÇA seja feita pela agressão DESNECESSÁRIA(toda agressão é desnecessária) sofrida, pela privação do direito de ir e vir, pelos seis meses que ele ficou sem poder correr, pela falta de respeito, por tantos absurdos que somos obrigados a “engolir” porque somos só mais um diante dos poderosos.

Nós somos o 1%.

Sugiro a todos que pretendem ou pretendiam ir a Avenida Paulista, na São Silvestre protestar contra as arbitrariedades dessa organizadora de corridas que fiquem muito ligados com esses STAFFS que são "PROGRAMADOS PARA BARRAR", não importa como.

Não podemos impedir que eles estraguem as maiores corridas do Brasil, mas não vamos permitir que estraguem nossa saúde ou tirem nossa alegria de correr com nossos amigos e parentes.

Só para constar, agora o Rubens está retornando aos treinos com foco na qualificação para poder correr a COMRADES 2012.

Não sou médico e nem guru, mas graças ao ótimo condicionamento do Rubens após uma prova como a COMRADES essa agressão não causou maiores danos.

Usaram com o Rubens tanta truculência antes da corrida começar e COMO FOI VISTO NA TV durante a corrida bicicletas acompanharam e ATRAPALHARAM os corredores da ponta, além dos engraçadinhos que queriam aparecer e invadiam a pista com placas e cartazes.

Infelizmente NINGUÉM até hoje deu sequer uma satisfação sobre o caso que deve ser somente mais um entre tantos que NINGUÉM fica sabendo.

À YESCOM, o espaço aqui está aberto para uma resposta sobre esse absurdo.


FELIZ NATAL Rubens e todos amigos, corredores ou não.

Um ótimo 2012 com muitas corridas e principalmente RESPEITO.


Colucci - #RunPorter
@antoniocolucci

Polêmicas com a São Silvestre

Como todos sabem, no dia 31 de dezembro dos últimos 86 anos aconteceu uma corrida de rua que se tornou referência mundial em homenagem ao santo do dia, O São Silvestre.

Essa corrida foi idealizada pelo jornalista e advogado Cásper Líbero, um empreendedor do ramos das comunicações que morreu muito jovem em um acidente de avião.

Ela foi idealizada para acontecer em São Paulo com largada e chegada em frente a sede do grupo dirigido pelo seu idealizador que era na extinta rua Conceição. Após a morte do jornalista, a rua passou a se chamar Rua Cásper Líbero e a corrida passou a ter a  largada e a chegada na rua com o nome do seu idealizador, ou seja, o mesmo LOCAL com nome diferente.

O Grupo de Cásper Líbero virou uma fundação e anos mais tarde sua sede foi transferida para a Avenida Paulista e a largada e chegada da corrida acompanhou a mudança.

Durante esses 86 anos, a corrida teve diversos tamanhos em kms, e grandes campeões de todas as décadas, sendo que durante 33 anos nenhum brasileiro conseguiu vencer os estrangeiros que vinham desfilar suas passadas nas ruas paulistanas. A corrida atingiu um nível de importância tão grande que nem durante a 2ª guerra mundial foi interrompida.

Depois que passou a chegar na Avenida Paulista,  somente em 1979 a corrida teve o local da chegada alterado e aconteceu no estádio do Pacaembu,  ao que tudo indica não agradou ninguém,  tanto é que no ano seguinte voltou para a Avenida Paulista e enfim um brasileiro foi Campeão novamente com uma arrancada incrível na reta final da mais Paulista das avenidas completando o percurso de 8.900 metros que subia a Rua da Consolação para depois cruzar a linha de chegada.

Esse trajeto do começo da década de 1980 nós, corredores malucos, apaixonados por corrida, fizemos no último mês de setembro, na virada esportiva de São Paulo em homenagem ao campeão José João da Silva, que nos prestigiou e acompanhou-nos por todo o percurso.

Esse nosso treino foi registrado pelo programa Vamos Correr da ESPN Brasil. ASSISTA AQUI.

Esse ano, novas mudanças acontecerão no percurso e a mais sentida será a alteração da chegada que não mais acontecerá na Avenida Paulista, como já comentei aqui anteriormente.

Após 10.000 inscritos, tiraram também a Rua da Consolação e o Minhocão do trajeto, descaracterizando totalmente a corrida, transformando uma TRADICIONAL corrida do Brasil em mais uma simples corrida da cidade de São Paulo.

Os organizadores fizeram todas essas mudanças sem consultar os principais interessados, os corredores.

Agora, depois que quase todas as inscrições foram vendidas(informação da assessoria de imprensa da corrida) eles estão querendo tentar explicar o inexplicável, depois das declarações infelizes que foram dadas no programa Vamos Correr da ESPN Brasil e para a rádio Jovem Pan (Não viu? Veja aqui), as justificativas começam a aparecer, mas nenhuma é capaz de convencer.

Na última semana, antes deles aparecerem publicamente, tentaram difamar e até proibir que fizéssemos um treino, a SScover,  pelo percurso tradicional que ELES ESTÃO RENEGANDO, se eles não gostam mais do percurso, se acham tão perigoso e acreditam cegamente que a decisão tomada é a mais correta, por que se preocupar com o tal 1% dos corredores rebeldes?

Eu faço parte desse 1%, eu aprendi a gostar de corridas através da São Silvestre, foi minha primeira corrida “SOLO” em 2004 e também a última(2009) que me sujeitei aos mal tratos dessa DES organizadora.

Enquanto esse desrespeito com o MAIOR SIMBOLO das corridas do Brasil acontecer, continuarei acompanhando e expondo para os corredores todos os absurdos que nós somos obrigados a sofrer. Nós não. Agora eu  faço exatamente como mandou o DONO da corrida: Não GOSTOU, NÃO SE INSCREVA. Eu não me inscrevo mesmo e não sinto falta alguma. Obrigado pela dica! Que todos vejam e sigam-a.

Para correr no percurso que eu tanto gosto e respeito, continuarei chamando meus amigos do 1% e faremos nosso treino com muita alegria, descontração e principalmente RESPEITO.

Veja aqui como foi a SSCover2011.

E até a SScover 2012!

O 1% já está cogitando um Circuito COVER 2012.

Quem sabe o Rio de Janeiro e Belo Horizonte não receba os amigos do 1% para ótimos treinos.

FELIZ NATAL e Boas Férias das corridas.

Desejo um ÓTIMA corrida de São Silvestre para você que vai participar em :
  • Angola,
  • Buenos Aires,
  • Brodowski,
  • Pratápolis,
  • Conchal,
  • Avaré ou
  • Brotas entre TANTAS outras
Tirando as gringas, todas as nacionais com mais de 55 edições/anos.


Colucci - #RunPorter
@antoniocolucci

Como são tratados os corredores 

Esse pouco caso demonstrado pelos Srs. Organizadores da corrida de São Silvestre com desculpas esfarrapadas, respostas indelicadas, GROSSEIRAS, irônicas e quase partir para  agressão com os interlocutores felizmente não é a regra. É a EXCEÇÃO.

Para  esses, 1% de 25.000 corredores não é importante.

As outras empresas organizadoras de corrida não são perfeitas, longe disso.
Até porque não existe unanimidade em nada na vida.

Mas, dentro das falhas, algumas grotescas e difíceis de assimilar, existe um mínimo de respeito.

Respeito ao consumidor e principalmente ao nome da empresa e seus patrocinadores.

Citarei alguns casos recentes de erros/falhas que desagradaram os inscritos e as soluções ou medidas adotadas pelos responsáveis para tentar solucionar os problemas.

Rio de Janeiro – Golden Four  foi surpreendida com a alteração de mão do percurso 5 dias antes da prova, o organizador(iguana) identificou o causador(CET-RIO), explicou o ocorrido, divulgou amplamente, entrou em contato com os inscritos por email e telefone e providenciou o transporte para evitar novos problemas.

Rio de Janeiro – Family Run teve a data alterada faltando 5 dias para a prova, o organizador(Spiridon) explicou o motivo e o causador(CET-RIO) e se dispôs a devolver os valores pagos para quem se sentisse prejudicado, além de divulgar amplamente o problema.

São Paulo – Meia das pontes teve inúmeros problemas na entrega do kit, faltaram camisetas e números de peito, além de erros com a cronometragem. A organizadora (Gayotto) tentou resolver de sábado para domingo e na segunda-feira enviou email a todos os inscritos com um link informando o ocorrido, reconhecendo o erro e se prontificando a entregar as camisetas faltantes.

São Paulo – Fila Night Run foi muito criticada pela escolha do percurso onde ocorreu a prova. A organizadora(O2-Vetor) soltou um comunicado reconhecendo os problemas, pedindo desculpas a seus consumidores e se prontificando para a próxima edição mais atenção nos pontos criticados.

Curitiba – Maratona de Curitiba mudou de organizador e assim que abriram as inscrições muitas criticas foram feitas pelos corredores por conta da alteração da premiação em todas as faixas/categorias. A organizadora(Latin) não conseguiu agradar 100%, mas tentou melhorar e fez várias novas alterações para tentar chegar  o mais próximo possível do reclamado.

São erros, alguns primários, outros imprevistos que aparecem e podem acabar com o evento, mas existiu o mínimo de respeito entre fornecedor e consumidor.

Conversando  com  os corredores que se sentiram prejudicados nos casos relatados, todos que reclamaram obtiveram respostas, talvez não resolvendo completamente o problema, mas ao menos não foram ignorados.

A CORPORE São Paulo também está dando uma bela escorregada com os seus clientes ASSOCIADOS, mudou a regra da entrega dos troféus dos melhores do ano no RANKING próprio.  O corredor se dedica, se programa o ano todo, participa de várias provas  para ganhar o troféu e a forma da entrega é alterada, será no próximo domingo após uma prova comemorativa que acontecerá no mesmo dia e horário de outras corridas que os ganhadores já estavam inscritos.

Os associados batalharam o ano todo para, por conta de uma alteração, não receber o merecido prêmio conforme esperavam.
Aliás, vão ter que retirar na sede da organizadora antes do fechamento para férias.

Voltando a organizadora das maiores corridas do Brasil, a Yescom, que detém os direitos da São Silvestre e é responsável pelas meias do Rio e de São Paulo, Pampulha e maratona de São Paulo o máximo que se consegue é ser ofendido, bloqueado no TWITTER(total 4ª série isso) e se der sorte uma resposta padrão que em 72 horas sua reclamação será respondida.

No último dia 13 de novembro era para ter acontecido a Corrida contra o Diabetes na USP em São Paulo, a prova foi cancelada e quem estava inscrito não foi avisado, na véspera atravessou a cidade para retirar o kit e nem o pessoal da loja sabia do cancelamento. O corredor pagou, se planejou para uma corrida e teve que ficar o domingo em casa. Reclamou diversas vezes e só teve uma resposta depois que começou a circular nas redes sociais esse DESRESPEITO.

Infelizmente o consumidor de corrida mesmo sendo mal tratado volta a se inscrever nas provas atrás de um recorde pessoal ou simplesmente para encontrar com os amigos e acaba relevando esses desrespeitos porque correr é muito maior e melhor que tudo.

Colucci - #RunPorter
@antoniocolucci

São Silvestre - Respeito é bom e não tem preço

O Diretor da corrida de São Silvestre não está preocupado com os atletas, ele deve estar muito ocupado com planos mirabolantes para aumentar a quantidade de PAGANTES para atingir os 40.000, sem pensar na saúde, na locomoção e principalmente na TRADIÇÃO e na história da maior corrida do Brasil.

Na última sexta-feira, o programa @Vamos_Correr da ESPN Brasil apresentou uma matéria sobre as alterações no percurso da Corrida de São Silvestre.

Assista aqui

Foram ouvidos corredores que participaram de um treino protesto contra a mudança do local da chegada, o treino aconteceu no dia 02 de novembro de 2011, feriado de finados, e teve a presença inclusive do Senador Eduardo Suplicy.

Na sexta-feira, 04 de novembro foram anunciadas novas mudanças do percurso, descaracterizando em definitivo a maior corrida do Brasil, foram retiradas as ruas da Consolação e o elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, entre outras e a chegada continua sendo ladeira abaixo da Brigadeiro Luis Antonio e chegada ao lado da árvore de Natal no Obelisco do iBirapuera.

No mesmo momento que anunciaram a “troca” da descida da Consolação pela Íngreme ladeira da Major Natanael fui questionado por CADEIRANTES se teria alguém para brecá-los após uma QUEDA LIVRE onde a cadeira pode atingir 60 km/h, algo impraticável para essa modalidade.

Depois de ver e ouvir as declarações do Sr. Júlio Deodoro  sobre como os corredores/consumidores devem se comportar após adquirirem um produto que teve alterações durante o período de vendas e ainda pode ser alterado na calada da noite, só faço minha torcida que essa NOVA ALTERAÇÃO seja para o bem da tradição e do respeito a corrida de São Silvestre e aos corredores que se prepararam durante  o ano todo, principalmente os que não são da Capital e que tiveram suas expectativas frustadas por conta de ato tão arbitrário e ganancioso.

Senhores que mandam na SÃO SILVESTRE, sejam dignos de tal poder e honestos com os consumidores, FAÇAM A SÃO SILVESTRE 2011 com o percurso de 2010 e ANUNCIEM AGORA todas as mudanças pretendidas para 2012.

Assim, nas promessas de ano novo, nós corredores poderemos escolher se correr a São Silvestre no último dia do ano será interessante ou não?

Não importa se é a maioria ou a minoria que está reclamando, o mais importante é o RESPEITO com os consumidores e principalmente com os PATROCINADORES que terão suas marcas MANCHADAS como favoráveis ao FIM DA TRADIÇÃO, a MORTE DA SÃO SILVESTRE!

Colucci - #RunPorter
@antoniocolucci


São Silvestre – O Golpe FINAL! 

A Corrida de São Silvestre teve seu fim anunciado, mas com tantas mudanças em tão pouco tempo quem sabe ainda não exista uma alternativa para salvar a corrida mais importante do Brasil.
Triste fim de uma história de sucesso.
Foi com muito pesar que recebi através da imprensa especializada em corrida o comunicado que todos os amantes do esporte temiam. A Corrida de São Silvestre acabou em 2010.

Em um país onde os interesses particulares falam mais alto e os poderosos ficam cada vez mais poderosos independente se estão fazendo mal a alguém ou a alguma coisa nada é de se estranhar.

A lembrança boa que ficará guardada é que a ÚLTIMA EDIÇÃO da corrida que existiu por mais tempo no Brasil(86 anos) teve a vitória do maior corredor brasileiro da atualidade, Marilson Gomes dos Santos.

A parte triste é que ficarão MARCADOS por tal ato destrutivo e arbitrário pessoas que provavelmente NUNCA calçaram um tênis de corrida para correr sequer 100 metros.

Infelizmente, agora quando pensamos no esporte corrida, na prova mais tradicional do Brasil, que milhares de brasileiros do Oiapoque ao Chuí ficam o ano inteiro se preparando, juntando dinheiro para desembarcar em São Paulo em 31/12 para correr, muitos com SONHOS de ganhar a prova e mudarem de vida, não lembramos mais de corredores, não temos a informação se vai ter algum atleta TOP participando, se o Marilson vai defender seu título ou se aparecerá um novo fenômeno se destacando, nada disso é importante.

Importante agora são os SENHORES DONOS do que deveria ser o Patrimônio Histórico não só da cidade de São Paulo, mas do BRASIL.

Se alguém te perguntar quem é o destaque da corrida de São Silvestre 2011, você pode responder que é os protagonistas empresários, eles são muito mais importante que os 86 anos de história, história essa que mesmo em período de guerra não foi interrompida.

História que teve como vencedores:  Ronaldo da Costa e Paul Tergat, recordistas da maratona.

História que teve como campeão a lenda, a locomotiva Emil Zatopeck.

História que teve José João da Silva quebrando uma hegemonia estrangeira de 33 anos.

História que tem um TRI Campeão que é Bi-Campeão da Maratona de Nova York: Marílson Gomes dos Santos.

Essa ladainha que as alterações são para o CONFORTO do corredor não cola.

Quem quer CONFORTO vai para um SPA ou fica em casa deitado no sofá com o controle remoto na mão passando os canais.

Corredor quer correr! Corredor quer no último dia do ano deixar na Avenida Paulista todo um ano de superação para começar o novo ano de bateria recarregada.

Corredor quer descer a Consolação brindando a vida, passar no ELEVADO e ver a festa nas janelas, as bandeiras dos times e ouvir os gritos bradando quem foi o vencedor da corrida.

Corredor quer ao término da corrida poder confraternizar com os amigos na Avenida Paulista, o coração econômico do País, quer ser aplaudido e recepcionado com a chuva de papel picado.

O parque do Ibirapuera é fantástico durante 11 meses no ano, em dezembro é o único mês que fica insuportável praticar a corrida no parque por conta da árvore de natal que altera a rotina da cidade, agora esses Senhores resolveram, além de matar a corrida de São Silvestre, juntar com a árvore de natal a chegada.

Será que os inscritos podem reclamar seu dinheiro de volta com essa MUDANÇA do TRAJETO?

Quem se inscreveu até a manhã do dia 04/11/11 tinha a esperança de correr na Consolação e no Elevado(minhocão), isso é caso de PROCON, propaganda enganosa, vendeu uma coisa e vai entregar outra.  RECLAME!

Será que os patrocinadores da PROVA sabem dessas lambanças? Pelo que consta são os mesmos dos últimos anos, eles devem ter pagos antecipadamente para manter a tradição da exclusividade em um pacote atrativo com as maiores provas do país, mas não deve estar no contrato que a MARCA deles vai ficar com uma impressão NEGATIVA de ter APOIADO o fim da maior corrida do Brasil.

O que será que a CAIXA - FISK - CORREIOS e REXONA, Hcor São Paulo, Montevérgine, Gatorade,  Café Três Corações , Probiótica, TAM viagens, Gree CO2-Neutralização de carbono, Rádio Globo e CBN mais o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo pensam sobre isso?  VAMOS PERGUNTAR  A ELES?

EU não gostaria que minha empresa ficasse MARCADA por apoiar tamanho ABSURDO.

 Senhores poderosos, tenham bom senso,  vocês alteraram duas vezes para PIOR em tão pouco espaço de tempo, TENTEM uma TERCEIRA MUDANÇA.

VOLTEM para o que era, não alterem o percurso. Se é para mudar, MUDE o horário, duas horas mais cedo não vai atrapalhar a grade da Rede Globo.
Dia 31 é sábado, não tem nem novela. A televisão só passa 50 minutos de corrida.

2 horas mais cedo vai resolver o problema da dispersão e não vai atrapalhar nenhuma festa da virada, e todos os corredores ficarão felizes.

Ainda tem tempo para voltar atrás e resolver isso de forma agradar a todos. PENSEM NISSO!

Colucci - #RunPorter
@antoniocolucci

São Silvestre na Paulista - Quem apoia?

Treino no Percurso da Corrida de São Silvestre na Avenida Paulista.
É possível?
Veja QUEM é a favor da manutenção da largada e chegada na AVENIDA PAULISTA.
No feriado de FINADOS, um grupo de corredores "malucos" acordou cedo e foi para a Avenida Paulista em São Paulo, mais conhecida como o coração financeiro do País para correr.

A  madrugada foi a mais fria dos últimos 32 anos nessa época e mesmo assim mais de 300 "malucos" apareceram para correr os 15km do tradicional percurso da mais famosa e importante corrida do BRASIL.


Entre esses "malucos" madrugadores estavam o Bi-Campeão da corrida(1980/1985)  e um dos maiores corredores  brasileiros da história, José João da Silva, o atual recordista brasileiro sub-23 nos 10.00 metros Daniel Chaves que tem potencial para vencer a São Silvestre mas preferia fazê-lo na Avenida Paulista,  o senador da República eleito por São Paulo, Eduardo Matarazzo Suplicy e muitos jornalistas corredores ou corredores jornalistas, além desse que vos escreve e também equipes de reportagem do SBT, da TV Cultura e da ESPN Brasil, das rádios Jovem Pan e Bandeirantes, jornal Folha de São Paulo, revista VEJA entre outros.

A Policia Militar foi comunicada que haveria um PROTESTO e compareceu, o 1º Tenente da CPA M1 André Zandonadi e o Coronel Pedro Borges Oliveira após identificarem os BADERNEIROS reconheceram que o ato era além de pacífico por uma CAUSA mais que IMPORTANTE para a vida esportiva do País e não só da cidade de São Paulo e providenciaram reforços com batedores da ROCAM para acompanhar os DELINQUENTES corredores.


CET/SP  e a SPTrans também participaram de forma ativa coordenando o trânsito para a passagem dos atletas.

Muito mais sobre o assunto leia e assista aqui

O percurso que seria corrido na totalidade pelas calçadas esburacadas de São Paulo acabou acontecendo pela via expressa sem nenhum problema para o trânsito da maior cidade do Brasil.

Só não reconhece OFICIALMENTE a importância desse manifesto os ORGANIZADORES da São Silvestre que se escondem e não aceitam conversar sobre opções para evitar tamanha brutalidade que é alteração da chegada da corrida.

Enquanto dia 31 de dezembro não chega continuamos com ESPERANÇA que essa ARBITRARIEDADE seja revertida e que a chegada da CORRIDA DE SÃO SILVESTRE continue sendo na Avenida Paulista em 2011, 2012, 2013....

PARABÉNS a TODOS que fizeram acontecer esse TREINO PROTESTO!
Foi  realmente muito bom saber que é POSSÍVEL ter união nesse nosso esporte tão "solitário".

Colucci - #RunPorter
@antoniocolucci

São Silvestre - Tradição, História ou Mito? 

História da Corrida de São Silvestre, Cásper Líbero, Avenida Paulista
Conversando sobre histórias e estórias com um Senhor, nascido e criado em São Paulo, que na vivência de seus 71 anos de muito assunto, enfim o bate-papo chegou na corrida de São Silvestre e consequentemente na alteração da chegada.
Como a grande maioria da população esse respeitável Senhor nunca participou desse evento esportivo, porém sempre acompanhou as notícias e  contou que por muitos anos não se comemorava a chegada do NOVO ANO sem que alguém cruzasse a linha de chegada dessa corrida.  O Ano Novo só começava quando algum corredor ganhasse a Corrida de São Silvestre.

Em 2011 vai ser realizada a 87ª edição dessa famosa corrida, esse senhor me contou que antes da corrida começar e chegar na Avenida Paulista ela tinha um outro endereço, um endereço muito especial que justifica e explica a mudança ocorrida a quase 40 anos quando enfim ela foi para a Avenida Paulista.

A corrida de São Silvestre foi uma realização do jornalista Cásper Líbero, formado na Faculdade de Direito do largo de São Francisco.
Cásper Líbero fundou o jornal Última Hora no Rio de Janeiro e dois anos depois a primeira agência de notícias do Estado de São Paulo, a Agência Americana.

Depois tornou-se diretor e proprietário do vespertino A Gazeta que funcionava na Rua da Conceição, onde anos mais tarde ele transformou no PALÁCIO DA IMPRENSA.
A Corrida de São Silvestre largava e chegava na frente da sede do Jornal de seu fundador, na Rua da Conceição que após a morte de Cásper  Líbero aos 54 anos  em um acidente aéreo passou a se chamar RUA CÁSPER LÍBERO em sua homenagem.

Seu complexo de comunicações passou a ser administrado pela Fundação Cásper Líbero.

Quando a Fundação Cásper Líbero alterou seu endereço para a Avenida Paulista a corrida de São Silvestre teve sua largada e chegada alterada para a frente do Edificio que homenageava seu idealizador.

O prédio na Avenida Paulista, 900 continua abrigando o vasto complexo de comunicações da Fundação Cásper Líbero, incluindo a TV Gazeta, Rádio Gazeta,  Gazeta FM, Jornais,  entre outros, inclusive  a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Se o IDEALIZADOR da MAIOR corrida de rua do BRASIL vivo fosse, qual será que seria a VONTADE dele em relação a LARGADA e CHEGADA de sua grande contribuição para o esporte corrida?

Fica a pergunta.

Para quem ainda diz que a alteração nada tem a ver com história, fica um “conto”.

Lembrando que essa semana tem o FERIADO de FINADOS, quando correremos o percurso de 15km com largada e chegada em frente as escadarias do prédio da FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO na Avenida Paulista, 900. Em homenagem aos mortos, o criador que se foi em um acidente aéreo e sua criatura que pode ter morrido em 2010 de forma arbitrária.

#RIP Cásper Líbero

#RIP Corrida de São Silvestre

Compareça!    Largada às 07:00    CONFIRA AQUI

Esse treino AINDA  não é a @SS_Cover. Prepare-se para 11/12/11

Haverá também um grupo de corredores recebendo doação de LEITE para serem entregues a instituições carentes.
Se quiser participar/colaborar também dessa causa, procure por Eder ou Ana e faça sua doação.

Colucci - #RunPorter
@antoniocolucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim