quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SS_80´s RETRO como foi


Vicent Sobrinho - José João da Silva - Antonio Colucci

Quarta-feira, 21 de setembro de 2011

No último sábado, dia 17 de setembro às 21:30 no vão livre do MASP na Avenida Paulista em São Paulo, uma aglomeração de pessoas começou a se juntar as barracas que lá estavam da feira hippie que acontece no local, essas pessoas trajavam shorts e camisetas na fria noite paulistana de pouco mais de 13ºC.

O vídeo-repórter da ESPN Brasil Cleyton Russo já estava a postos com seu equipamento registrando imagens e entrevistando os corredores que iam chegando. Alguns transeuntes perdidos, figuras típicas de São Paulo viam a aglomeração e paravam para tentar entender o que estava acontecendo.

Na pilastra, vários fardos com garrafinhas de Água Frescca, dois galões da equipe Good Running com isotônico, vários copos, sacos de lixo, mochilas, agasalhos e três TROFÉUS chamavam a atenção dos passantes.




Às 22:00 mais de 100 pessoas conversavam e se escondiam do frio, muitos fotografando e todos com um objetivo só, CORRER pelo centro de São Paulo à noite pelo percurso de 1980 da Corrida mais famosa, charmosa e tradicional do Brasil.

Eis que chega então, José João da Silva, o grande CAMPEÃO da 56ª edição da corrida de São Silvestre corrida em 31/12/1980 no percurso de 8.900 metros que teve largada às 23:30 e chegada antes da meia noite, antes da chegada do ANO NOVO.

José João aceitou o convite e confirmou a presença, como teria compromisso de correr na manhã seguinte não se prontificou a participar do treino correndo.

Porém, ao chegar no MASP e encontrar com tantos corredores e fãs da corrida e de sua história de VENCEDOR, dar entrevistas e receber homenagens incluindo um TROFÉU simbólico pela seu BI-CAMPEONATO na São Silvestre(1980/1985) em uma época que vinham corredores de todos os cantos do planeta para tentar a vitória e mesmo no Brasil existiam corredores muito competitivos que só abrilhantavam ainda mais as disputas, ele esqueceu o compromisso do dia seguinte e REFEZ o percurso da sua vitória que quebrou a hegemonia de 34 anos dos "gringos" na NOSSA CORRIDA.

Larguei na Av. Paulista ao lado do Campeão e de vários outros amigos, fui fotografando e acompanhei-os até o final da descida da Brigadeiro Luís Antonio quando parei para esperar pelos últimos corredores e fiquei com eles para indicar  o caminho e ter certeza que nada de errado aconteceria nesse treino ESPECIAL.

A turma que foi na frente foi acompanhada pelo vídeo-reporter e fez algumas paradas estratégicas para manter o grupo próximo e com segurança, além de obter imagens e histórias sensacionais.

Segundo relatos dos amigos, teve gente que chorou ao virar na Av.Paulista próximo a meia noite, e  outro momento EMOCIONANTE foi a parada para cantar o PARABÉNS ao aniversariante do novo dia.

Infelizmente eu não tenho como colocar o nome de todos os participantes, só posso agradecer pela confiança, por terem abraçado a ideia desde quando lancei no facebook e entendo perfeitamente os que não puderam comparecer nessa maluquice por conta das corridas de domingo, muitos que lá estavam inclusive eu pagaram um preço caro no desempenho de domingo.

OBRIGADO ESPECIAL a José João da Silva pela presença e participação, foi realmente emocionante e muito BOM poder prestar essa homenagem para um GRANDE CAMPEÃO! 

Destaque especial para o Aniversariante do domingo, o grande corredor e amigo jornalista que tem uma história fantástica com as corridas de rua e que participou ativamente da nossa #SS_80´s RETROVALEU Vicent Sobrinho e Mari.

Agradecimento especial também ao Professor João, meu personal irmão, que fez o alongamento da turma e acompanhou o pelotão da frente além de carregar todo o material comigo. Valeu Mano!

E todos os amigos, conhecidos e novos amigos, corredores ou não incluindo os que não puderam correr, mas compareceram para apoiar, participar e demonstrar um carinho especial pela corrida.

Um salve para Equipe 1140 do Revezamento Pão de Ácucar, só guerreiros! Valeu!

#SS_80´s RETRO -  INESQUECÍVEL

A homenagem acabou virando uma manifestação contra os desmandos e a desorganização dos organizadores da NOSSA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE que vai perder todo o charme se não terminar na mais paulista das avenidas, além de se tornar um grande incomodo para os paulistanos não corredores que não poderão passear na árvore de natal gigante no último dia do ano, não terão acesso a região do parque do iBirapuera e nem poderão festejar nossa corrida pelo percurso que já é uma TRADIÇÃO.

Como ainda as inscrições não foram abertas, resta um "fiozinho" de esperança que essa INVENÇÃO não seja levada adiante e que outra alternativa seja utilizada para resolver esse "problema".

Sugestões para salvar a São Silvestre serão bem-vindas como registro, afinal ninguém pergunta a opinião dos corredores quando tomam essas atitudes "estranhas" e arbitrárias.

Será que se a dispersão fosse em uma das ruas laterais em fila com saída exclusiva pelas ruas paralelas não resolveria o problema? Ou, se a largada fosse separada por baias e os fantasiados ficassem a postos em frente ao prédio da Fundação Casper Libero com diversas câmeras só para eles não resolveria?
Ideias são muitas, falta só um pouco de vontade para executá-las.

Continuarei torcendo para que quando as inscrições forem abertas, o percurso de 2010 seja mantido!

Alguns AMIGOS, todos CORREDORES, a maioria jornalistas criaram uma página no FACEBOOK para discutir essa mudança. ACESSE, CURTA e COMENTE 
https://www.facebook.com/saosilvestrenapaulista


ABAIXO Links com registros fotográficos da edição da  #SS_80´sRETRO - confira!

Corrida VIVA - Vicent Sobrinho

Fotos by @VicentSobrinho

Fotos by @ChefSilveira

Fotos by Clovis Francisco de Araujo 

Fotos by Monica Kulcsar

Facebook.com/toticolucci Album I

Facebook.com/toticolucci Album II

Fotos by @nunesvinicius

Fotos by Odila Noronha

Fotos by Rafa Alves

Fotos by Shirley Klautau

Quem mais tiver FOTOS ou Posts da #SS_80´s RETRO me passe o link para eu adicionar aqui.

Na próxima SEXTA, dia 23/09 às 21:30 na ESPN Brasil vai passar no @vamos_correr a matéria da #SS_80´s RETRO. Vamos prestigiar.  
Assim que tiver o link do programa disponibilizarei-o aqui no BLOG.

#colucci2011

5 comentários:

  1. Ai sim!
    Mais uma vez parabens pela iniciativa.
    Foi realmente uma honra participar desse luxouso e glamoroso treino :0
    Abraços e até a próxima, que tenho certeza que nao vai demorar :)

    Soberano

    ResponderExcluir
  2. Correr a noite é muito agradável,o treino foi muito bom e o percurso melhor ainda.

    E viva a São Silvestre e a dieta macrobiótica kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. O melhor da SS -seja ela cover ou não... é saber que os amigos da corrida estarão te esperando para a largada ou para a chegada. O maior prêmio são os amigos! Abçs e até a próxima.

    ResponderExcluir
  4. Foi uma noite maravilhosa!
    Meu início de férias foi cheio de Luz junto com meus amigos!
    Quero estar presente na próxima empreitada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa! Pelo jeito, a festa foi muito boa! Desculpe-me pelo cano, mas na verdade, não gosto de corer à noite, pois já não enxergo direito de dia. À noite, então... rsrsrs. Nunca participei de prova noturna! Quem sabe, um dia eu me aventure! Rs. Bons treinos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim