sexta-feira, 20 de maio de 2011

Polêmica - Pipocas - Parte II


Sexta-feira, 20 de maio de 2011

http://www.webrun.com.br/corridasderua/v/pipocas-parte1/148
Quem ainda não viu, veja, participe, opine!


No site de corridas de rua, webrun tem uma área de vídeos, e essa semana foram colocados dois vídeos sobre o tema "Pipocas na corrida".

Tem minha participação no que é o ponto de vista do corredor.
O 2º vídeo tem a posição dos "organizadores". link aqui

Parabéns ao Webrun, principalmente ao Alexandre Koda que abordou esse tema de forma a abrir a discussão com todos os interessados.

Infelizmente, como em qualquer veículo de mídia é necessário que haja uma "edição", não sendo possível a reprodução na íntegra da entrevista, o que tornaria muito chato e talvez monótono.

Por esse motivo me recuso a comentar os "comentários" e elogios que fizeram a mim lá .

Minha opinião sobre o tema:

  • O nome PIPOCA é uma afronta a tal especiaria, conforme Parte I;
  • A questão preço depende do "bolso de cada um" e participa quem pode e quem quer;
  • A Corpore aumentou em mais de 20% ao ano as inscrições nos últimos anos, alegando que a concorrência era ainda mais cara, ou seja, não foi por custo, foi por concorrência. Se o meu público paga mais caro na outra, então posso aumentar. Triste!;
  • A Yescom cobra barato todas as corridas com camiseta melhor e estrutura quase digna porque os mais lentos sofrem e na São Silvestre o preço triplica porque o mercado permite, existe maior procura que oferta. Triste!;
  • As camisetas e medalhas que eram bonitas e interessantes agora parecem ABADÁS de tanto patrocinador. Como assim, preço aumenta para divulgar os Patrocinadores? Triste!;
  • Água? Corri uma maratona sem água com sol de 40º, total desrespeito, e não tinha PIPOCA lá. Quem explica? Água não se deve negar nem para o inimigo, se vai ser regulado não faça o evento. O público que vai prestigiar a corrida se precisar de um copo de água não será dado? Acho uma vergonha usar essa desculpa como justificativa. Triste!
  • Acho lindo pessoas criticando como se correr na rua fosse crime, são as mesmas pessoas que dirigem sem habilitação, estacionam o carro em local proibido, não respeitam os staffs e muito menos os outros corredores atropelando, xingando e desmerecendo por serem mais lentos só porque PAGARAM a inscrição. Os mais lentos também pagaram.
  • No ano de 2010 participei de 40 corridas, sendo que duas eu estava sem CHIP acompanhando amigos e me divertindo - SOU CRIMINOSO!
  • Muitas dessas corridas eu estava com o CHIP de amigos que se inscreveram, e por algum motivo não puderam comparecer. Conforme os regulamentos das corridas, não é possivel TROCAR O NOME do participante, ou seja, grande parte dos corredores com INSCRIÇÃO estão irregulares porque o REGULAMENTO não permite a regularização.
  • A minha critica é exatamente essa, o problema não é estar inscrito ou não, o ESPORTE CORRIDA não existe mais, não é viável ou interessante que sejam feitas essas correções para termos uma classificação efetiva por faixa etária, inclusive com troféus e medalhas diferenciadas.
  • Na prática, a corrida é somente mais uma mercadoria que após o pagamento nada mais é possível, o vendedor some e o comprador não tem onde ou com quem reclamar.
  • O preço das inscrições realmente chega a ser abusivo em algumas provas e não estou me referindo a Track & Field  Vila Lobos, que é um das mais caras, mas em contra-partida te dá estacionamento, banheiros limpos e milhões de serviços que justificam o valor, diferente da São Silvestre que é praticamente o mesmo valor e além de não oferecer nada de bom entregou a medalha e o isotônico antes para se livrar do problema "corredor".

Não vou me alongar mais aqui porque sei que poucos lerão, mas a dica para os os organizadores é uma só:
- Respeitem o Esporte CORRIDA DE RUA e os corredores.

Para os que tanto xingam os BANDIDOS SEM INSCRIÇÃO, eu tenho certeza  que vocês nunca colaram na escola, nunca dirigiram sem habilitação, nunca estacionaram em local proibido, sempre utilizaram as setas corretamente e principalmente respeitam o próximo independente de raça, cor, opção sexual ou religião. Parabéns!

A questão aqui não é fazer APOLOGIA a correr sem inscrição, cada um sabe onde o calo aperta.


Talvez eu faça a parte III questionando alguns absurdos que vejo e já vi nas corridas, com certeza muito pior que o tal PIPOCA! Ou não.

Já ia me esquecendo, as corridas do circuito de corridas de rua da cidade de São Paulo que são provas gratuitas de 5km, as inscrições são muito disputadas com número limitado tanto para a corrida quanto para a caminhada e nunca vi ninguém reclamando dos PIPOCAS nessas etapas.

#colucci2011

12 comentários:

  1. Colucci,

    Eu participei de muitas provas em 2010 e sempre respeitei as regras e os corredores, apesar de ter ouvido desaforo na Meia Maratona por ser mais lenta dos que se consideram mais rápidos e por tanto melhores (que paguem o preço para a Elite e não incomodem ou insultem os demais).
    Este ano escolhemos participar de provas mais longas e escolher melhor as provas das quais participaríamos. Por conta disso deixei de acompanhar os amigos que participam das provas de 5k e neste ano, depois de uma amiga falar que não participava mais de provas menores, corri como pipoca pela primeira vez para acompanhá-la.
    Corri e não me envergonho.
    Respeitei os corredores, não cruzei o pórtico na largada ou na chegada e peguei água para a minha amiga, somente. Acho que se seguirmos regras que julgamos corretas, não somos 100% pipocas. Somos pessoas que estão correndo no mesmo lugar onde ocorre uma prova. O local é público e tal pratica é permitida.

    Mas o assunto é divide bastante e gera muito blábláblá.

    ResponderExcluir
  2. Manou bem. Concordo plenamente com as tuas colocações. Aqui em Porto Alegre, até bem pouco tempo atrás,talvez pq o número de participantes ainda era pequeno, o corredor de pipoca não era marginalizado, pelo contrário, as pessoas viam como um estímulo, a sua participação. Claro que tudo deve ser acompanhado do bom e velho bom senso. Eu hoje correria uma prova de 5km, onde não precisaria nem tomar água, mas jamais numa 1/2 em que a estrutura é outra. Cada caso é um caso...mas que a coisa virou uma industria isso virou...o atleta é o que menos interessa....triste!
    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Mandou muito bem, Colucci. Concordo com as suas declarações.

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu concordo plenamente com suas colocações. Arrasou no texto e no tema! =**

    ResponderExcluir
  5. Por isso que, nos ultimos 8 anos, participei de 2 corridas. :) Pra passar nervoso, melhor economizar e correr sozinha.

    ResponderExcluir
  6. Colucci

    Corrida de rua virou comércio de camiseta e medalha. Quem acha que organizador paga a prova com inscrição? Os patrocinadores pagam a conta, por isso a exposição das marcas em camisetas e tal...
    Agora, já que existe uma nova onda de moral e bons costumes, vamos ver o outro lado, quem desse grupo está disposto a levantar a bandeira que corrida de rua também interfere no trânsito? Que incomoda os moradores por onde passa? Falar dos outros é fácil... Parabéns para você corredor, que paga a sua inscrição e vai correr sem se preocupar que está atrapalhando o trânsito e os moradores, afinal, só você é o correto nesta história!!!

    Hipocrisia total! O corredor que atrapalha o trânsito e os moradores, reclamando que seu espaço não está sendo respeitado por causa dos "pipocas"...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou de uma época que éramos literalmente convidados a correr. Foi assim minha primeira corrida em 1979.Até 1981 as corridas não pagavam,imagina.. nem a São Silvestre era paga e podíamos nos inscrever 3 horas antes da largada. Tenho jornal da época confirmando isso.Eu sinceramente, nunca corri de pipoca, sei lá.Nunca o fiz!Não condeno ninguém que o faça, pois, entendo que as corridas estão muitíssimo caras.Se há grandes patrocinadores deveriam diminuir as inscrições.Creio que muitas ONGS deveriam ter direitos de receberem inscrições gratuitas,como a dos deficientes por exemplo. Atualmente é muito comércio e pouco esporte.Sou competitivo e se quero competir me inscrevo.Mas, há um detalhe importante também.OS organizadores não facilitam muito, veja só, se acontecer algum problema 1 dia antes da prova, eles não aceitam que eu passe a inscrição para alguém, e isso é errado.Deveria ser mais fácil qualquer alteração até 1 hora antes da laraga. O que falta mesmo é vontade para resolver. Por isso acho que os pipocas também tem suas razões!

    20 Maio, 2011 19:22

    ResponderExcluir
  9. Esse é um tema muito polêmico. Nunca participei de pipoca, mas cada é livre para fazer o que acha mais adequado. O importante é curtir a prova!!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  10. Colucci, já corri sim sem inscrição, me diverti pra caramba, acompanhei amigos e quer saber, a inscrição só vale a camiseta (banner) e a medalha como recordação (algumas nem valem) ... o barato da corrida (minha opinião) e se divertir! se tem $ tá afim, pode pagar, legal! se não tem grana, como a amiga disse a rua é publica !!! corre quem quer!!! cada um respeitando o espaço do outro (normal) ... quem xinga quem corre sem inscrição tem mais vaidade do que vontade de correr ... aki só minha opinião ! abr e boas provas para nós (pagando ou não) rsrs

    ResponderExcluir
  11. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Colucci parabéns pelo excelente relato aqui em seu blog, realmente a corrida hj em dia virou comércio e os corredores tem sua parcela de culpa, a uns 10 anos atrás as inscrições eram baratissimas e é um absurdo hj em dia cobrar para correr pequenas distâncias um valor tào alto, conheço pai de famílias que pararam de correr pq se pagar uma inscrição cara a sua família vai passar fome, dizem que a corrida é o 2 esporte mais praticado, dizem que correr é democrático só se for para quem tem dinheiro e é por isso que muitos corredores tem pipocados em corridas, particularmente eu não gosto de correr como pipoca, mas na semana retrasada eu corri e adorei, também a constituição lhe assegura que vc pode ir e vir então os organizadores não podem impedir os corredores de correr em suas provas, ainda mais que nos finais de semana algumas ruas são fechadas para o lazer em familia e cito o exemplo aqui no Aterro do Flamengo todo final de semana uma parte das vias são fechadas para o lazer e muitos praticam corridas lá. É isso ae irmão estamos juntos.

    Bons treinos e bora correr muitos e muitos Kms.

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  12. Colucci,
    Falei algo no facebook, mas como seu amigo e triatleta penso que o foco da discução está errado.
    Na realidade o foco deveria ser na ÉTICA DE CADA UM, o povo quer transformar o mundo mas não olha pro seu umbigo.
    Tenho certeza que vc não vai ensinar seu filho a roubar a escola que ele estuda por conta de vc pagar e ele não estar tendo o ensino devido ou por vc achar caro. Isso não te dá o direito de ir lá e fazer o que bem entende.
    Inscrição de triathlon nunca é menor do que os três digitos e pra mim é muito simples. Escolho algumas provas e corro. Se não, vou treinar, vou fazer qualquer outra coisa.
    Todos os seus argumentos são válidos, não coloco nada aqui a respeito de custos, organização e afins. Eles são empresas e estão ganhando o deles.
    Agora um "erro" não justifica outro. Se queremos que as coisas mudem, que façamos da maneira correta... não jogando no lixo os princípios que aprendemos de berço. Se é que o aprendemos...
    Acho pertinente o direito de protestar, tentar negociar... mas eu atleta me sujeitar a ser um PIPOCA, PENETRA E ANTI-ÉTICO. Isso realmente eu considero lamentável.

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim