segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A queda! Ciclofaixa SP


Domingo, 23 de janeiro de 2011

Era um domingão, tinha muito sol....

Distribuição de camiseta e balões

Saí cedo de bike para pedalar na extensão ciclofaixa, a ciclofaixa é uma iniciativa para estimular o uso da bicicleta, acontece todos os domingos das 07:00 as 14:00 com o slogan "de parque em parque, sempre de bike". Até semana passada ligava o parque das bicicletas no Ibirapuera ao parque do povo no Itaim e nesse domingo teve a inauguração da ampliação do percurso ligando o parque do povo no Itaim ao parque Vila Lobos, eram pouco mais de 5km e agora são quase 15km totalizando 30km ida e volta.
A única coisa que posso dizer é que é fantástico, muito legal ver pessoas de todas as idades pedalando livremente com apoio e sinalização pelas ruas de São Paulo. Crianças, adultos e idosos dividindo o espaço que durante a semana os carros barbarizam.
A parte chata é que alguns sedentários de plantão, acordam tarde,  saem atrasado no domingo e ficam reclamando de um eventual trânsito, para esses só digo uma coisa : Vá pedalar ou correr!

Melhor seria se tivessemos ciclovia por toda a cidade e todos os dias do ano, mas como isso é um SONHO, devemos aproveitar o que temos de opção ao menos aos domingos sem corrida.

Oficina - apoio ao ciclista
É claro que nem tudo podia ser perfeito. Na ida para o parque do povo pela ciclofaixa eu tava pedalando em um ritmo legal, ouvindo uma música e resolvi pegar o telefone no bolso, não sei o que eu fiz, foi tão rápido que quando percebi já tava VOANDO para fora da ciclofaixa. Tomei um capote bisonho, e em menos de 1 segundo já tava me atirando para sair do meio da pista e ver o estrago que tinha feito. Dois ciclistas vinham logo atrás, e me ajudaram, um na hora da queda já saiu da ciclofaixa para parar o trânsito se viesse algum carro e o outro veio me ajudar.

Palma da mão ralada, joelho ralado e doendo, cotovelo ralado, tênis ralado(perdeu o biquinho), bike não aconteceu nada. Meu ego de ciclista foi pro brejo, depois de muitos anos tomei o tombo mais estupido da face da terra. Inexplicável!
Nem dá para falar que eu tava dormindo porque foi depois de ter pedalado 11,5km muito bons.

Depois do capote, sacudi a poeira, lavei os ralados e cheguei ao parque do povo, ganhei uma camiseta da ampliação da ciclofaixa, uma bixiga e fiquei esperando pela inicio oficial.

Manifestação que não deu muito certo!

A parte chata da inauguração foi que um pessoal do bairro resolveu fazer manifestação contra o prefeito lá, por conta de um terreno da prefeitura que será/foi/está sendo vendido. Acho muito justa reclamação, mas entendo que deveria ser feita na prefeitura, na câmara dos vereadores ou na frente do terreno, de forma organizada e com a presença da imprensa. Da forma que fizeram, foi só uma correria que não despertou interesse de muita gente, por que quem estava lá queria pedalar e aproveitar o belo domingo de sol.

Ciclofaixa - saida pq do Povo

Após esse momento barulho, fui conhecer o novo trecho da ciclofaixa e gostei muito, tinham muitas familias pedalando, tudo muito bem sinalizado e um percurso sem grande dificuldades, subidas só nos acessos as pontes. Agora ficou bem fácil e agradavel ir ao Parque Vila Lobos aos domingos.

Parabéns São Paulo, amanhã é seu aniversário e já ganhou um presentão.

Parabéns a todos os idealizadores do projeto e que ele continue crescendo. Pedalar é preciso!

E no aniversário de São Paulo, 457 nessa terça-feira teremos mais uma edição do Bike-tour.
De novo foi bem complicado fazer inscrição, muitos problemas para a retirada do kit para os que conseguiram, só torço que tudo funcione bem e seja tão bom quanto em 2010.

Vá de Bike!


Secretario de Esportes de SP Walter Feldman



E mais uma vez, esse super RunPorter levou a máquina fotográfica lerdinha e antes do fim do passeio acabou a bateria. #RunPorterInexperiente











11 comentários:

  1. Essas iniciativas tem que ser aplaudidas mesmo. Tem mesmo é que procurar melhorar a qualidade de vida na cidade e das pessoas que vivem nela.

    Tomei um capote em 2009 que me deixou no estaleiro por quase 2 meses. Espero que no teu caso, tenha sido só o orgulho ferido (fora os arranhões). Agora, deu mole né? Escutar música e pegar o celular? Receita pra dar zica. Depois do meu tombo, nunca mais andei com iPod e celular só uso qdo estou parado.

    E os objetivos corrísticos deste ano?

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  2. Colucci,
    Que beleza de notícia para os paulistanos. Um trecho de 30 km é um sonho para quem mora na cidade grande e quer pedalar com segurança uma longa distância.
    Aqui em Recife temos uma ciclofaixa, mas com um percurso muito pequeno.
    Grande abraço!
    Gilmar
    http://fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Colucci,

    Espero que você já esteja melhor do tombo. Qualquer dia a gente se vê lá na Ciclofaixa, eu também fui ontem no evento.

    Abraço!
    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Em Porto Alegre existe uma faixa ligando todos os parques e com mapas informativos. Lá não é preciso montar cones nem nada, basta a faixa pintada no chão, pois os motoristas já estão acostumados e respeitam a ciclovia. Espero que possamos chegar neste nível aqui em SP. Com relação ao tombo, acho que foi a semana dos tombos, pois na quarta levei um capote correndo ou melhor andando, pois nem tinha bem começado quando tropecei num degrau por estar escuro e fui parar no chão. Não quebrei nada, mas minha mão continua doendo. Bjos e boa recuperação

    ResponderExcluir
  5. Poxa, eu achei que tava tudo muito cheio mesmo, mas desinformado que eu sou, não sabia de nada. Eu não tomei um tombo no domingo, mas fiz parte de um... eu tava indo na direção do Ibirapuera, naquela subidinha do final da Helio Pelegrino, quando um cara na minha frente, que pedalava se achando o Lance Armstrong (fazia uma fooorça danada, só que acabava indo na mesma velocidade que eu...) começou a ziguezaguear na subida. Eu tava no embalo, e passei pelo lado que estava livre, só que o cara, naquele ziguezague de quem não tava aguentando a subida, veio pra cima de mim sem me ver. Eu passei, ele bateu na minha bike (sem me derrubar) e tomou um capotão... bom, era mais fácil ele ter descido e empurrado a bike, se não aguentava a subida, como vários, mas quem disse que ele ia "se render"? Aiaiai... cada uma!

    ResponderExcluir
  6. Muito divertido! quero dizer, a faixa porque o tombo foi mal, mas tbém vc procurou né amigo, telefone e bike?
    É muito legal a gente cohecer esse lado amigo e natural de São Paulo que a TV sempre esquece ou não quer mostrar.

    Bons treinos e beijão no Diego, Marluce

    ResponderExcluir
  7. São Paulo ainda tem muito que evoluir em termo de ciclovias, mas tenho que deixar aqui minha admiração pelo secretário corredor Feldman, que tem se empenhado em diversas ações para a qualidade de vida dos paulistanos.

    ResponderExcluir
  8. Colucci! Caindo de maduro?! Rsrs. Espero que tenha sido somente uma esfoliação! Rs. Ninguém merece, não? E como foi hoje? Que sol que fez, hein? Não comeu cru não, né? Kkkk. Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Colucci!
    Ninguém merece tomar um capote de bike, né!!! Eu tenho alguns traumas por conta disso.
    Essa ciclofaixa é uma ótima opção para um treininho de bike.
    É isso aí! Pedalando, correndo... sempre em frente!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Shigueo, metas de corridas para 2011. Acho que a Maratona do RIO bem feita já fico Feliz!
    Dei mole não, VACILEI muito. A musica continuou tocando e o celular saiu ileso, só eu que me dei mal. hehe Abraço

    Valeu Gilmar, realmente ficou legal. Vamos ver quanto tempo dura... tomara que para sempre e seja ampliado ainda mais. Abraço

    Valeu Rinaldo. Vi seu post. Legal. Abraço

    Yeda, no dia da maratona de Porto Alegre não vi sequer uma pessoa pedalando lá, até reparei na faixa da pista. E o seu tombo? melhorou? Beijos

    Nishi, a parte ruim da ciclofaixa sãoos "sem-noção", ao menos dá para dar umas risadas. Abraço

    Marluce, São Paulo tem de tudo, basta querer e procurar. Beijos

    É Alessandro, o que eu digo, melhor que falar que faz é estar junto testando, participando e ouvindo sugestões e reclamações. Abraço

    Mayumi, acho que é isso... caindo de maduro... tão maduro que estragou.. hehehe Não fui apressadinho.. beijos

    Dona D, nem me fale... mas fazia muito tempo que eu não caia... virou história já. Beijos sem traumas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim