quinta-feira, 27 de maio de 2010

27ª Maratona de Porto Alegre - 2010


No Domingo 23 de maio de 2010 aconteceu a 27ª maratona Internacional de Porto Alegre.
A organização da prova é da Corpa - Clube de Corredores de Porto Alegre, a retirada do kit devia ser feita até a véspera da corrida sábado Na Loja Win Sports da Av. Nilo Peçanha 2397. A Corpa disponibilizou para os participantes da Maratona translado aeroporto - entrega dos Kits - hotéis conveniados - aeroporto.
A minha chegada no aeroporto fui recepcionado por Staffs da corrida e deixei meu nome, hotel e horário de volta no domingo. Tinha uma Van saindo naquele horário, mas eu fiquei para esperar os amigos que chegariam 1 hora mais tarde. Essa uma hora que passei no aeroporto, não saiu mais nenhuma Van e a quantidade de corredores que chegava só aumentava, quando meus amigos chegaram tinham uns 50 corredores incluindo cadeirantes a espera do transporte oferecido. Como estavamos em 6 pessoas decidimos ir de táxi a ficar esperando sabe lá quanto tempo ainda.Chegamos na loja da retirada do Kit e a loja pequena que mal cabiam 10 pessoas dentro, fora os Staffs que já estavam lá tentando organizar a fila que dobrava dois quarteirões na hora que lá chegamos. Demoramos quase uma hora para entrar na loja, a entrega do kit foi eficiente, bem rápida, não demoramos mais que 3 minutos lá dentro. Fomos almoçar bem perto da loja e duas horas mais tarde já não tinha mais fila alguma para entrar na loja.
Número de peito e de costas
Passamos no local da largada no sábado e estava tudo bem encaminhado. No domingo, chegamos no local e até tinha uma fila no gurda-volumes, mas nada de anormal. Tudo muito rápido e bem organizado. As largadas foram todas pontuais, feminino, cadeirantes e masculino/geral. A temperatura do dia ajudou muito, não estava o frio provável e nem apareceu o sol, ficou um a temperatura amena bem agradável. Os postos de hidratação estavam bem abastecidos e não ouvi nenhuma reclamação de falta de água, o máximo que ouvi foi não ter água gelada em boa parte deles, isso eu também senti falta depois do km 32. Os postos de isotonico, da marca Powerade da Coca-Cola, estavam também bem abastecidos e em grande número, porém entregar essa bebida doce e melada em copinho aberto para quem está correndo não é muito inteligente. Eu mesmo só fui pensar em pegar depois do 4º posto e mesmo assim foi bem dificil beber e correr, a minha reclamação particular nesse quesito é a falta de orientação e bom senso de alguns Staffs, quando eu estava chegando perto do ponto de isotonico, pedi para o rapaz me dar a garrafa que estava na mão dele que seria mais fácil para eu utilizar e ele prontamente disse NÃO! Isso no km 30 de uma maratona. Absurdo no meu ponto de vista. Continuei correndo e no ponto seguinte quando eu já estava sofrendo com cãimbras, o outro Staff me ofereceu a garrafa que estava cheia e gelada, eu nem pedi para não ouvir outro NÃO e ficar enfurecido naquele momento não seria nada bom, até porque eu pensava em abandonar a prova.
Agradeci e continuei tentando voltar a corrida, o que acabou sendo possível e consegui concluir a prova se não no tempo planejado ou com quebra de recorde pessoal, mas ao menos dentro do limite que eu havia estipulado como meta. Na chegada, entrega de chip e troca por medalha, sacolinha de lanche e mais isotonico super fácil, sem problemas. Outra pequena falha por total falta de bom senso das pessoas foi quando pedi gelo na tenda médica, as meninas que estavam enchendo saquinhos com pedras de gelo não queriam me dar um, dizendo que se eu quisesse deveria ficar na fila de espera da massagem que algum massagista faria o uso do gelo. Depois que eu gargalhei na cara delas e eu ia pegar o gelo de qualquer jeito, elas autorizaram. Total despreparo em se tratando de uma MARATONA. A medalha é grande e realmente muito bonita, mas não tem a data e devia ser igual para todas as outras competições que ocorreram, porque tem o nome de todas as provas gravadas na lateral. A parte que eu não gostei e achei muito desmotivante nessa Maratona foi a prova de revezamento na segunda metade da maratona. Quando o meu ritmo começou a diminuir, onde começa a verdadeira maratona pós km 30, apareciam corredores que passavam voando num ritmo muito forte, algo totalmente improvável para quem vem da largada, mas completamente normal para quem está começando a correr os primeiros kms. Isso para mim foi péssimo. Não gosteiNo geral, a Maratona de Porto Alegre é uma corrida muito bem planejada, não a toa está na 27ª edição, e as falhas que vi foram ou por mal planejamento de horário(aeroporto e retirada kit) ou por falha pessoal(pessoas despreparadas para ser Staff em uma Maratona). Quem não corre geralmente não sabe a diferença de uma corrida de 5km ou de uma Maratona, e na Maratona na minha opinião, não dá para fazer charminho.Eu recomendo como uma boa opção de turismo e corrida, mas não acredite que é a mais plana, a melhor, a sei lá o que, Maratona é Maratona e é preciso muito treino para terminar bem a prova.
As novidades na Maratona de Porto Alegre para foram o uso do chip no braço e o numero nas costas. O chip até o momento mostrou-se conforme prometido 100 % confiável, não ouvi nenuhma reclamação a respeito e o meu tempo líquido publicado no resultado foi exatamente identico ao meu relógio, muito bom! A explicação para o número duplo, um no peito e outro nas costas é que é regra para corridas internacionais, o que não ocorre com as "internacionais" da Yescom em São Paulo e Rio de Janeiro. Eu achei estranho no começo ter que correr com número nas costas e até cogitei não usá-lo, mas na prática foi bem interessante porque além do número tinha o nome dos corredores, o que fez com que a prova ficasse mais divertida e interativa, podíamos chamar as pessoas pelo nome e serviu também para identificar os maratonistas "solo" dos "apressadinhos" que passavam voando depois do km 30 e eram do revezamento. Obrigado número nas costas.
@MarcoBoss @Rocha_Eduardo @Leobarefoots e @antoniocolucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim