terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Maratona de Curitiba 2009


Domingo, 22 de novembro de 2009.
Como previsto no post anterior, praticamente não dormi de sexta para sábado, fui deitar às 04:00 e às 06:00 já estava na rua a caminho do aeroporto, meu voo sairia às 09:30 de Viracopos, aeroporto na cidade de Campinas distante 90 km da capital. Fui de carona até o shopping Eldorado para pegar o ônibus da Azul rumo a Campinas.
A ideia inicial era ir dormindo no ônibus, mas eu levei o livro "Maratonando" do Rodolfo Lucena e resolvi abri-lo, cheguei em Curitiba às 11:00 da manhã lendo e sem pregar os olhos. Recomendo a leitura, muito legal, descreve exatamente o que todos os corredores já passaram ou vão passar um dia, além de ser uma ótima inspiração e energia para quem está indo para uma Maratona. #bonsfluidos.
A minha estadia em Curitiba foi FANTÁSTICA, melhor que qualquer hotel 10 estrelas, tinha sido INTIMADO a ficar na casa dos pais de uma amiga, aceitei. No sábado ela também estava em Curitiba, foram me buscar no aeroporto, me levaram para retirar o Kit, almoçamos, tudo na maior mordomia e como eles tinham compromissos para o sabado a noite me deixaram à vontade e eu fiz o que não fazia a mais de sei lá quanto tempo, uns 20 anos acho, DORMI.
Deitei na minha suite presidencial às 20:30 e acordei às 05:10 bem descansado e antes do despertador tocar, desativei os barulhentos e virei de lado, acordei às 06:15 com meu anfitrião batendo na porta, me chamando que tava na hora, tomei um café puro com suco de laranja e saímos, levei uma banana que comi minutos antes da largada.
Ainda no sábado, na retirada do Kit, encontrei com os #Twittersrun Maratonistas @yaraachoa, @lilliansilvapp, e @georgervolpao (foto ao lado), além dos Atletas do bem, do fotógrafo Tião Moreira e o Tomaz da Contra Relógio que já não tinha mais a camiseta para eu pegar, preciso lembrar de pegar na Pampulha.
Voltando ao Domingo de manhã, cheguei na área de largada às 07:10 e não achei os #Twittersrun e fiquei sem pegar a cápsula de sal com a @yaraachoa, a largada feminina saiu pontualmente às 07:30, ainda consegui ver as meninas superpoderosas Yara e Lilian largando no fim do pelotão, porém encontrei o pessoal da Playteam, Elson, Reginaldo e João.




Fiquei enrolando junto com meu anfitrião em Curitiba, ele ia correr a prova de 10km para passar o tempo e depois iria me encontrar fazendo o caminho inverso da Maratona para terminar comigo a longa jornada. O tempo estava agradável com a temperatura subindo do jeito que eu queria, pois no sábado a tarde o tempo fechou e até choveu, o vento frio apareceu o que me desanimou um pouco(não suporto o vento gelado), mas no domingo tudo estava conspirando a favor. Faltando 5 minutos para a largada, o Elson da Playteam apareceu novamente, ficamos conversando junto com o Santinho(meu anfitrião) quando percebemos que a largada fora dada, saímos calmamente e fomos os últimos a passar o tapete, já com 2 minutos de prova. Fomos conversando e aquecendo e chegando nos outros corredores, tínhamos em mente o mesmo pace de 05:00 min o km e com tanto trânsito pela frente passamos o 1º km em 05:32 de acordo com o garmin, um pouco alto, mas como aquecimento tava bom, o 2ºkm ainda com aquela muvuca a frente passamos em 05:14, o 3º e o 4º deu para começar a acertar o passo e passamos em 05:03 e 05:02 e assim fomos até o km 33 entre 04:45 e 05:15, conversando, vendo os pontos turisticos, mexendo com os outros corredores quando estes tinham alguma identificação nas costas da camiseta, pegando água, isotônico, esponjas de água e até banana, não sou bom para gravar em qual km que essas coisas aconteceram, mas o que gostei realmente foi que os postos de apoio eram na maioria formados por crianças, escoteiros e lobinhas, todos felizes, contentes por participar de um evento desse porte, muito diferente de qualquer outra corrida que já participei onde geralmente o apoio é um adulto mal humorado que preferia estar em casa dormindo, mas está lá trabalhando.
O povo curitibano também estava na rua incentivando a passagem dos maratonistas, é claro que nos cruzamentos onde o trânsito fora interditado para passar a corrida eram os locais que estavam os chatos que ficaram incomodados por não poder passar e ficavam dentro do carro ligado com cara feia e ainda buzinavam, como se fosse resolver alguma coisa. Paciência! Para mim isso foi motivo de diversão.
Tive que parar antes do 9º km para amarrar o tênis, meus dois laços tinham se soltado, amarrei e dei um sprint para alcançar o Elson, depois por volta do km 24 acho, não sei ao certo, o ceguinho aqui ouviu alguém falar "Antonio", era a Yara que eu acabara de passar e não vi, voltei um pouquinho, falei um Oi, desejei boa prova e peguei a tal cápsula de sal com gosto de laranja e num outro sprint emparelhei novamente com o Elson e continuamos como um relóginho na média de 05:00/km, não exatos porque o perdido no começo não tinha sido recuperado, passamos a marca da meia em 01:47 aproximadamente, mas ainda assim tava tudo sob controle, o sol pegando forte, eu encharcado de tanta água que jogava, estava sempre com a mão ocupada, carregando água, isotônico, a camiseta do #twittersrunday, a esponja, a banana, cada km tinha alguma coisa diferente, tava vendo a hora de dar um nó nos meus braços de tanta bagunça e malabarismo que tinha que fazer para abrir um Gel ou a luta que foi para abrir a tal cápsula de sal. Mas, tudo isso no maior alto astral, dando risada e curtindo cada passada. O único momento que fiquei com as mãos livres, foi quando encontramos com a Super mega corredora TOMIKO, ela estava caminhando e dei para ela a água que eu carregava e continuamos, devo ter ficado uns 2 ou 3 kms e no próximo posto de água já me reabasteci.




Por uns 10km nós ficamos trocando de posição com um corredor que levava um cadeirante, na descida ele disparava e na subida nós passávamos ele, quando ele vinha forte eu até tentava ajudar gritando para quem estava a frente abrir caminho para a cadeira e quando ele estava atrás e ligava o turbo na descida era ele que gritava "Playteam, olha a cadeira, Playteam ", teve uma vez que entendi carteira e parei para ver se tinha caído alguma coisa da minha marmita, mas era ele de novo que passou voando descida abaixo. Acho que lá pelo km 30, decididamente não tenho a menor ideia, encontrei e passei pela Lilian, mandei um '"Oi" com bom término e continuamos firme e forte até o km 33 quando achei que o Elson tava acelerando um pouco mais que eu e que se eu continuasse ia quebrar, deixei ele ir e segurei um pouco para ver no Garmin a velocidade que estava, fiz o 34º em 05:27, o 35º em 05:53 quando deu uma impressão de tentativa de cãimbra na perna direita, o 36 fiz em 05:46 e na altura do 37 o meu anfitrião Santinho apareceu vindo no sentido contrário, ele fez meia volta para me acompanhar, disse que tinha corrido os 10km, visto a chegada da Elite e estava voltando do fim para o começo ao meu encontro, fechei o km seguinte com ele em 05:45, 05:29 e 05:54, subimos um viaduto com o campo do Coritiba ao lado conversando, quando olhei para o relógio, comecei a fazer contas, sabia que dava para fechar SUB4 horas naquele ritmo, mas faltavam menos de 4 km para o fim e ainda tinha alguma folga para tentar um SUB 03:40(número que eu queria ter alcançado em Floripa em Abril, para ingressar no Ranking da ContraRelógio, mas devido as condições da prova lá, terminar já foi uma vitória e um trauma tbm), pensei, fiz contas e comecei a acelerar, nem olhei para o Santinho e fui me distanciando, virei o km 40 em 05:09, respirei fundo, mais umas continhas rápidas e olho pro chão, comecei a correr com mais vontade, tentando sincronizar os braços para não disparar os batimentos e sem olhar para os lados, desisti de fazer festa na chegada, de procurar pelos fotógrafos que deviam estar lá, de mostrar a camiseta do #Twittersrunday que estava na minha mão a corrida inteira, esqueci de tudo, só queria vencer o relógio, apitou mais um km , o 41 em 05:38, o 42 em 05:31, estava sobrando ainda mais de três minutos, só que o pórtico de chegada não CHEGAVA NUNCA, ouvia o barulho da arquibancada mas não olhava para o lado, tinha que alcançar o tapete, olhei para o relógio de novo, 500 metros, 03:40, o tapete, pisei, apertei o cronometro, vi 03:40 de novo, nem me preocupei em saber os segundos, precisava respirar, recuperar o ar, pegar mais água GELADA, algumas pedras de gelo para esfriar o motor, um apoio apareceu para saber se estava tudo bem, veio me abraçar, nem precisou, continuei andando, peguei mais água, estava exausto e ao mesmo tempo muito Feliz.
Fiquei esperando o Santinho chegar e me refrescando, encontrei ele, combinamos o ponto de encontro e fui pegar a medalha, o lanche, comemorar!
Na saída encontrei o Elson, nos cumprimentamos, o Santinho apareceu, o céu escureceu, começou uma ventania inacreditável, o Santinho queria ir embora antes da chuva, começamos a sair mais apressado quando o Elson aparece novamente com a noticia que o Reginaldo havia quebrado e estava no posto médico recebendo tratamento, fiquei muito preocupado, mas naquele momento eu não podia fazer muita coisa, quem era mais indicado para ajudar era exatamente onde ele estava, o posto médico, falei com o Elson, ele disse que resolveria, então fui com o Santinho tomar uma chuva inacreditável para lavar a alma e agradecer pela ótima corrida.
Chegamos no carro, tinha um lugar coberto na rua bem em frente, onde nos secamos, troquei de roupa e fomos embora. Cheguei no meu hotel 1000 estrelas, tomei um banho restaurador, um almoço maravilhoso, muito papo furado até às 18:00 quando fui levado para o aeroporto, peguei meu "Maratonando" e fiquei lendo até chegar em SP, muito feliz mesmo. Fui dormir para mais de 03:00 da manhã e acordei zerado às 08:00. Já são 03:30 e cá estou, acordado, tentando lembrar detalhes...
Realmente, Indescritivel! Objetivo alcançado com sobras, muito melhor que qualquer pensamento anterior, principalmente depois das experiências passadas.
Encontrei agora a Revista ContraRelógio de Jan/09 com o Ranking de 2008 e acabo de resolver a minha questão. Masc. 30-34 tempo 03:40:59

TÔ DENTRO!!!
Lembrei, no meio do caminho tinha um Tião, com uma câmera na mão, preciso achar essa foto para registrar a ocasião. hehehepta



O Reginaldo está bem, quebrou no Km 37, com cãimbras, ele tavavoando para fechar em 03:00 a 1ª maratona. Vai ficar para a próxima. Valeu a experiência. Para quem não sabe ou não leu o meu post da Maratona de Floripa, o Reginaldo foi meu anjo lá, ele que me acompanhou nos kms finais, viu eu me arrastando para terminar de atravessar o deserto. Torço muito por ele, É muito gente boa. Valeu Reginaldo! Em breve terá sua revanche.
O Elson, ele fez Floripa que nem um robozinho, foi perfeito, disse que em Curitiba nos últimos kms sentiu um pouco as subidas, segurou e chegou 30 segundos na minha frente com 03:39:29, quase que alcanço ele, ia ser muito legal terminar juntos. Valeu Elson!
Tenho que agradecer o apoio dessa turma internética dos #twittersrun que de alguma forma me incentivava nos treinos e ajudava a não esquecer do Objetivo final: Sobreviver a #MaratonadeCuritiba. Valeu #Twittersrun! Vamos invadir a #Pampulha. hehehepta
E principalmente a minha amiga virtual Mayumi que praticamente só ela, tirando raras excessóes, deixou alguns comentários nesse blog. Inclusive o do post anterior me lembrando que para esse blog sobreviver terei que mudar o nome(Título). hehehepta

Parabéns a todos que lá estiveram, principalmente ao Reginaldo, Elson, Yara (04:58:13), Lillian(04:29:44) , George(04:37:11) , Tomiko(04:48:10) e João (03:52:56)

10 comentários:

  1. Beeeeeelo relato !!!

    Parabéns por esse grande feito e vi suas parciais ... sensacionais !!!
    Média de 05:10/km e ainda em Curitiba que tem um percurso duro... mandou muito bem !!!

    PARABÉNS... PARABÉNS !!!!

    Desculpe por não ter deixado um comentário ... tive um RAIO em minha vida e minha MÁQUINA foi para o LIMBO !!!

    aBRAÇOS !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Antonio.

    Parabéns pela excelente prova e pelo relato cheio de detalhes! Show de bola!

    Confesso que não me interessei pelo seu blog pq achei que pertencia à alguém da organização do evento fazendo propaganda da maratona de Curitiba! rs

    Continue postando. Vou fazer companhia à Mayumi, a maratonista dos blogs! rs

    Abraços,
    Shigueo (@satrijoe)
    satrijoe.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Grande Colucci!!! A próxima Maratona quero correr do seu lado... rsrsrsrs
    Vamos pra umas micaretas, show de axé... e vamos pra sub 3hrs!!! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! hehehepta não! hahahaa...Adorei estar com vc em Curitiba! #twittersrun ! bjos...

    ResponderExcluir
  5. Esta maratona de Curitiba é fantástica mesmo corri ela uma vez e pretendo retornar, parabéns pela façanha em Curitiba meu amigo Antônio.
    Não sabia que vc tinha blog e também tinha adicionado o meu, irei te adicionar...
    Sucessos meu amigo.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fala Antonio... Primeiramente PARABÉNS pela VITÓRIA!!! Muito bacana o seu relato, inclusive vou guardar como referência desta prova... Quem sabe um dia não participo dela também... Ainda está um pouco longe (começo de 2011) minha estréia nos tão sonhados 42,195Km, mas como ainda não conheço Curitiba, esta seria uma ótima oportunidade!

    Abraço,
    Abraço,
    Kleber RG
    "Vida Corrida" - http://kleber-rg-runner.blogspot.com
    COLUNA "maraTÔ-NA LAGOA" - http://lagoadotaquaral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Aaah, demorei mas cheguei! Aliás, estou devagar em tudo! Rsrsrs. E já vi que mudou o nome! Running Colucci! Rsrsrs.
    Parabéns pelo excelente tempo! Ainda mais tratando-se de um percurso como o de Curitiba! Ainda vou correr lá! Rs.
    Mas, voltando ao nome do blog... não vai ter outro rumo a... rsrsrs. Boa recuperação! Olha a cadeira!!! Kkk.

    ResponderExcluir
  8. ...MEU AMIGO QUERIDO..COLUCCI

    PARABENS POR MAIS ESTA MARATONA
    E EM 2.011, QUERO APOIO TÁ? POIS SERÁ MINHA 1ª. MARATONA DE MUITAS QUE VIRÃO...

    ResponderExcluir
  9. ...MEU AMIGO QUERIDO..COLUCCI

    PARABENS POR MAIS ESTA MARATONA
    E EM 2.011, QUERO APOIO TÁ? POIS SERÁ MINHA 1ª. MARATONA DE MUITAS QUE VIRÃO...

    ResponderExcluir
  10. Antonio,
    Eu já tinha lido, mas não tinha deixado comentário. Você viu que meu post saiu 10 dias depois, né? Imperdoável para uma jornalista. Mas quero deixar registrado aqui que você mandou muito bem. Essa coisa de ter o Ranking da Contra Relógio na cabeça, de não olhar para os lados, de focar na prova foi demais. Já eu conversei, gravei, andei, reclamei, hahaha. Mas tudo valeu a pena. Foi muito legal (é muito legal) tê-lo por perto. Beijo,
    Yara Achôa

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim