quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A variabilidade do Coração S2



Quarta-feira, 30 novembro de 2011

Uma semana após a inauguração do @NARGPA(Nucleo de Alto Rendimento Grupo pão de Açúcar), recebi o convite para voltar ao NAR, dessa vez para assistir duas palestras/cursos sobre os conceitos atuais de treinamento de endurance.

As palestras foram ministradas pelo fisiologista do NAR, César Cavinato Cal Abad que falou sobre a variabilidade da frequência cardíaca e pelo diretor técnico do NAR, Irineu Loturco Filho que falou sobre a utilização do efeito de treinamento como variável determinante da intensidade do treino.

Quem me acompanhou nessa aula foi meu "personal irmão" que como profissional de Educação Física, além de conhecer o NAR, aproveitou para se atualizar e gostou muito do que viu.

 
Apesar de ser bem técnica e didática, a apresentação foi ótima para quebrar alguns "mitos", mostrar aos profissionais de saúde, de bem-estar e esportistas presentes a real função dos controles dos batimentos cardíacos.
Em quase duas horas de apresentação, fiquei sabendo como o sistema nervoso é dividido em simpático(LF) e  parassimpático(HF), que existe uma enorme diferença entre a variação e a variabilidade da frequência cardíaca.

Também nos apresentaram as formas que são feitas as análises, através do dominio do tempo, da frequência e de índices geométricos. Conheci sobre a forma de aplicação, o estado de condicionamento, o controle de carga, o efeito e  a monitoração do EPOC, o trainning efect e o tão falado over trainning.

Eu que sou um adepto das corridas, sempre gostei muito de todos os esportes e já li e ouvi "DE TUDO" sobre formas e efeitos para os treinamentos gostei muito das palestras, além de confirmar o que eu sempre soube, que para ser um "puro sangue", um atleta de alto rendimento, não adianta acordar um dia e decidir que será.
Não é assim tão simples.

Sobre as "teorias" de correr/treinar  por  "x% da frequência" ou por velocidade, com tiros de  "x" vezes X "x" kms e todas essas fórmulas amplamente divulgadas e que eu nunca fiz por não entender o motivo, apesar de reconhecer que quem treina acaba melhorando, teve uma explicação bem "fundamentada" e simples: NÃO EXISTE fórmula mágica, cada individuo tem uma característica própria e para se obter o melhor de cada um é necessário o estudo/acompanhamento da variabilidade da frequência cardíaca para se atingir o máximo possível.  

A Suunto, fornecedora oficial dos equipamentos de medida da variabilidade da frequência cardíaca do NARGPA, possui o frequencimetro t6d que através do movescount.com é possível analisar e controlar o desempenho dos atletas de alta performance, incluindo informações de EPOC(excesso de oxigênio pos exercício) e TE(efeito de treinamento) com precisão disponiveis apenas em laboratórios, esse equipamento(da foto) também é capaz de disponibilizar avaliações da atividade cardiovascular para um melhor condicionamento.

Muito interessante, fiquei curioso nesse tipo de avaliação, se eu fizer ou me aposento ou aprendo a respeitar treino, alimentação e sono.

Para 2012, o NAR terá cursos de especialização e ao que tudo indica serão ótimos.

Obrigado Thiago e Cinthia pelo convite, a Dáfani do NARGPA e a SUUNTO pela recepção e Parabéns ao Cavinato e Irineu pela aula, meu coração agradece. 


Quem tiver alguma dúvida, procure os profissionais da área.

Fotos no Facebok.com/toticolucci 

#Colucci2011


 

2 comentários:

  1. Gostei, matéria interessantíssima (e importantíssima tb).

    Gostei do desenho do "corredor moderno".

    Agora, ter um "personal brother", é coisa p poucos, rs.

    ResponderExcluir
  2. hum eu acho que o corredor de hoje esta se iludindo muito com as tecnologias, isto esta tirando o senso de percepção de esforço que é uma interação de cerebro nervos musculos juntamente com a variabilidade climatica terreno, hora do dia, mudanças biologicas e piscologicas do atleta etc...não há numeros que dertemine tudo isso...começei usar monitor cardiaco na decada de 80 tanto para correr como para pedalar, na verdade era uma ilusão dada a variabilidade, sem contar que muitos medicos usam nos famosos testede esteira é uma formula furada totalmente empirica, e logico tem uma certa utilidade mas não e´tudo isso que a industria do monitores propagam, o esquema é este o que supoe ser util(pró) aplificam a utilidade com markenting e os contras minimiza ou omitem. o segredo é tempo x distancia e percepção de esforço...ve os quenianos se elas usam monitor para treinar ou bater recordes é massificação suor descanso e perfomance (meus melhores resultados obtive no metodo tradicional tempoxdistancia etc...usava as vezes monitor para acompanhar as frequencia anotava no diario mas não via utilidade pratica pois se hoje eu treino no sol frequncia disparava, no frio corria no limite e não atingia a frequencia "alvo")e outra não se mede emoção e competitividade é isto que move o atleta, juntamente com descanso adequado bom suplementos e boa nutrição ...abcs jmn.

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim