terça-feira, 19 de julho de 2011

Maratona do Rio de Janeiro 2011


Terça-feira, 19 de julho de 2011

foto: @amandagsimoes

Domingo foi o dia da Maratona do Rio de Janeiro, só não vou afirmar que é MELHOR maratona do Brasil porque não participei de todas, mas com certeza é a MELHOR que participei. Em todos os critérios, organização(tem problemas ainda, mas tem pessoas de bom senso que RESOLVEM e não empurram os problemas), percurso(esse é CERTEZA que é o melhor e mais lindo), Kit e divulgação(O RIO de janeiro respirou a maratona, Parabéns @OlympikusBR!)


A minha corrida começou com maus pressentimentos por conta do frio em Sampa que atrapalhou os últimos treinos e uma dor estranha no joelho direito deixar em descanso até o domingo e ver o que acontecia.
A única certeza que eu tinha é que atingir o objetivo inicial seria praticamente impossível.
Assim sendo tratei de estabelecer novas metas, plano B e plano C, e bora correr.

Uma falha GRAVISSIMA da organização aconteceu logo as 05:00 da manhã, os motoristas dos ônibus que levavam os corredores para a largada não sabiam o caminho, e não foi o caso de ser só o motorista do ônibus que eu estava com o @majoyslei, mas a maioria. Os ônibus saiam somente com os todos os corredores sentados e bem acomodados, o que foi perfeito, porém os motoristas não SABIAM o caminho, ficavam rodando em círculos e perguntando um para o outro. Cada ônibus parava onde queria e os corredores precisavam andar procurando COMO chegar na largada. E pelo twitter vários corredores reclamavam indignados com tamanho despreparo, para a próxima é IMPORTANTE dar um mapa ou estabelecer o PERCURSO a ser seguido. Nosso ônibus parou muito longe e enquanto caminhávamos rumo a largada demos de frente com o pelotão de ELITE feminina que já alcançava o 1º km.

Antes da largada encontramos com alguns amigos @fabionamiuti, @cloviscb, @carlaocaninha44, @isadoramartinsp, @cassiopoliti. 

                            Cassio - Isa e Majo              foto: @majoyslei

Largamos após o Hino Nacional e fui como planejado sem #blablablarun(erro grave) só seguindo a dupla @cloviscb e @carlaocaninha44 e mantendo um ritmo de 5:00'/km quando próximo ao 2º km olho para o Garmin e ele estava parado, liguei-o de novo(?) e perguntei o tempo que havia passado, corri quase 10 minutos sem marcar(erro grave II) o que me atrapalhou em todos os kms pela frente, tive que fazer muitas contas e depois refazer com mais 10 minutos ou mais 2kms, confusão mental total, no começo tudo funciona, mas fazer contas e pensar na dor após o 29ºkm ou 31ºkm não combina.

                                Clovis e Carlão                 foto: @majoyslei
Mantive o ritmo e a concentração até o km 31 ou 29 no meu Garmin quando a dupla de amigos abriu uma distância e partiu, para piorar encontrei o @edurun com "problemas mecânicos" e quase parei para ficar com ele, ele mandou eu seguir e assim fiz, mas só até o km 33 quando comecei a sentir puxadas na coxa e para evitar as possiveis e mais que conhecidas cãimbras dei uma caminhada(erro grave III), depois não conseguia voltar ao ritmo bom e quando eu via a velocidade no GARMIN desanimava muito e parava. As cãimbras apareceram na coxa  e andei bastante, pensando seriamente em abandonar a prova, atravessar para a PRAIA e gastar os " 20 REAL" que estavam encharcados no calção tomando uma GELADA a beira-mar. PENSEI MUITO NISSO!


Me arrartei mais um pouco, brinquei com o público que incentivava quem passava correndo ou se arrastando e fui alcançado pelo @edurun, conversamos, sofremos, tentamos encaixar um trotinho e parei, ele seguiu. Fiz mais algumas contas erradas até descobrir que o Plano B seria impossível, então parti com raiva para o Plano C já que a praia tinha ficado para trás e voltar para tomar uma gelada não estava nos planos, só para frente sempre. A bandinha muito legal na saída da praia deu vontade de parar para assistir, mas se eu parasse NUNCA mais sairia de lá, só de guincho.

Tentei esquecer as dores, acelerava, parava, caminhava, acelerava até onde dava e pelo tempo suportável até entrar na reta do Aterro, faltavam menos de 2 kms e muitos fotógrafos espalhados na reta para pegar o corcovado ao fundo, fui fazendo pose para esquecer do sofrimento.

Na reta final encontrei o Rodrigo da Good Running, super parceiro recepcionando e fotografando os Good Runnings que chegavam e mais adiante ouvi uma festa enorme com "Vaiiii COLUCCI" ao lado esquerdo na tenda "#Twittersrun", simplesmente emocionante aquela gritaria e todo aquele apoio de todos que estavam lá, que tinham corrida a FamilyRun, a MeiaMaratona ou só estavam lá pelos amigos e  ficaram esperando a chegada dos maratonistas. SENSACIONAL!!

Obrigado a todos pelo apoio e incentivo!!

Infelizmente minhas pernas não conseguiram voltar nem para a Tenda Twittersrun e nem para a da Good Running para agradecer pessoalmente. A ideia era passar lá, mas a rua do hotel estava muito mais perto e meu retorno para São Paulo estava marcado para 15:00(já eram quase 12:00).

Meu tempo final foi de 03:54:39 dentro do Plano C que era Sub-4horas. Tá ótimo!

Corri de @nikecorre FREE RUN +2 e gostei muito. Não senti nada nos pés nem na panturrilha como diziam que podia acontecer. As cãimbras que tive na coxa foi falta de treino e mesmo assim menos doloridas que as de Floripa2009, São Paulo2009 e 2010 ou PortoAlegre2010.


Tive que optar pelo que estava mais fácil e fui tomar banho, esticar as pernas e esperar a hora de partir.

Só consegui me despedir da turma que estava no hall do hotel se preparando para partir.

Valeu Rio de Janeiro!!! Se eu não me aposentar dessa maluquice, ano que vem eu voltarei!

Parabéns a todos os CONCLUINTES das provas no RIO e principalmente aos voadores MajoYslei, Cassio Politi, Carlão e Clovis, ao estreante EduRun e a Isa que mandou muito bem.



Novos blogs adicionados na ABA "Blogs"que participaram dessa prova!

- o relato da Pri  http://www.correpri.blogspot.com/

- o relato da Isa http://corraisacorra.blogspot.com/

#colucci2011

22 comentários:

  1. Nossa! Uma loucura mesmo heim! Mas 42K deve ser bem difícil! Só de chegar no final é uma vitória! Parabéns por mais esta conquista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai, me fez chorar de novo. Vc é um vencedor, com certeza! Só o fato de decidir e treinar para uma corrida como essa já faz de você um campeão. Ir até o fim então? Parabéns!!!!! Admiro, de verdade, os maratonistas, os treinos são puxados e demandam tempo, tempo esse que faz com que deixem "de lado" família e amigos. Essa dedicação não é para qualquer um!

    ResponderExcluir
  3. Não vou me alongar no comentário...
    Colucci, parabéns, você é o cara... Mas os parabéns não são apenas por somar mais uma Maratona em seu histórico, mas são principalmente por estar sempre querendo reunir a galera e formando assim um grande grupo de amigos...
    Parabéns parceiro.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns =) complicação total essas de plano B e C rsrs

    Bons Kms
    Fabi =)

    ResponderExcluir
  5. Colucci,
    Grande prova a sua! Parabéns!
    Mesmo não alcançando os seus planos A ou B, o C é uma marca que eu quero para mim, caso você não queira mais! (brincadeira!)
    Muito legal o relato. Essa de tomar uma gelada foi sensacional!
    Uma boa semana para você.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  6. Colucci, você se superou em tudo. Sei do perrenhe que passou com brigas e acusações pós-prova e mesmo assim ergueu a cabeça e mostrou quem você é. UM VENCEDOR QUE SÓ FAZ O BEM À TODOS!!! Tenho muito orgulho de ti.

    ResponderExcluir
  7. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Amigo Colucci quero agradecer pelo excelente recepção que vc nos proporcionou no hotel mar palace aquela tarde foi showww e pude conhecer vários amigos que não conhecia e rever os que já conhecia como vc, vc deveria criar uma empresa de eventos pois ficou showwww meu camarada. Bom eu posso afirmar de carteirinha que a Maratona do Rio é a melhor que tem no Brasil sim, não é pq eu sou carioca e moro aqui no Rio não é pq eu estreei ela em 2003 e ela estreeou aqui no Rio esse ano é claro que em todos os lugares onde tem grandes eventos e várias pessoas existem algumas falhas, mas o erros são para ser consertados e posso dizer que realmente o evento melhorou muito, quanto as dores que vc sentiu meu camarada vc deve rever isso para melhorar logo e que bom que vc completou na raça a Maratona, meus parabéns, só foi uma pena que não deu para vc ir na tenda dos twitters run...Agora que porra de sacanagem é essa pensar em APOSENTADORIA, vou repetir aqui o que eu disse para vc no FACEBOOK eu tinha tudo planejado e treinei pacas para correr esta maratona abaixo de 3 horas estava tudo dando certo e quando eu cheguei no KM 33 em Copacabana me deu uma forte dor estomacal que me fez parar e ir no banheiro que me fez perder 20 minutos fiquei p...da vida mas nào desisti fui até o final e completei em 3h 33min, nem sempre o que planejamos dá certo o que fazer nessas horas? Desistir de tudo? Jamais meu camarada, lute, perserver e siga até o fim e com certeza não devemos desistir de nossos sonhos, com certeza se não deu dessa vez na próxima dará...Um forte abraço e bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Colucci! Qualquer que tenha sido a letra do plano, foi mais uma batalha vencida. Queria ter ido nesse almoço, que certamente foi uma bela festa, mas estava em Niterói. Valeu pela citação no relato, prazer em te reencontrar antes da largada. Abraço e até as próximas!

    ResponderExcluir
  9. Ai que delicia!!! Não vejo a hora de colocar o relato da minha maratona (que um dia vai acontecer)..rsss
    Parabéns Colucci.. eu acompanhei seu treinamento e sei que se dedicou para essa prova...
    E fez bonito :)

    SUper beijo
    Jacke

    ResponderExcluir
  10. Mesmo com tantos "erros" vc completou a maratona sub 4horas?
    putz fico com medo de perguntar quais eram os planos A e B... rsrsrsrs

    Parabens pela prova Cara!!!!! Para mim este foi um baita tempo !!!!

    abs
    Fabio

    ResponderExcluir
  11. Esse é o Colucci MC! Parabéns pela iniciativa de reunir a galera. Pelas fotos, pelo visto foi um encontro muito legal.

    Quisera eu ter tanta dificuldade e ainda terminar fazendo sub-4h. Não foi dessa vez que vc atingiu o objetivo mas pra isso tem sempre a próxima, né? O importante é levantar a cabeça e bola pra frente.

    Como disse o Iron Kleber, vc é o cara.

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  12. Rapaz se andando, parando, trotando, vc concluiu a prova em menosde 4h, nem quero pensar se estivesse 100% então...rsss.... Parabéns de verdade!! ri muito com seu comentário no meu blog, depois te conto se vou começar a odiar a outraprova... rsss...
    gde abraço!!! ;)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!!! Infelizmente contratempos acontecem e temos que partir para todos os planos C, D E e etc até completar a prova, que é o mais importante!! Foi uma honra recebê-lo aqui no Rio, volte sempre!! hehehehehe beijooos

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Colucci, resultado fantástico!

    Eu sei como é esta estória de motorista de ônibus se perder, no ano passado foi com o nosso grupo. Mas desta vez, tudo certo. Só eu que me perdi e não encontrei os blogueiros antes da largada, mas fica para a próxima.

    Abraço!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Veja só ! que bom! se tivesse parado no plano B ou C nunca teria escutado o VAAAAAAI COLUCCI na reta final!

    Que ótimo que foi sub 4 ainda assim!!

    ResponderExcluir
  16. Parabens Colucci!
    Pela garra, dedicação e determinação!

    E nada de aposentar, 2012 taí pro plano A sair do papel.

    Grande beijo e bons treinos!

    ResponderExcluir
  17. PARABÉNS!! Mano Colucci!!

    Você foi guerreiro! Como dizem os cariocas!!!
    Com o mínimo de treino, conseguiu dar o máximo na maratona!!!
    Espero na próxima, corrermos juntos! Eu, Você e o Carlão!!!
    Lançado o Desafio de concluirmos juntos uma Maratona!!rrsrsrsr
    Um grande abraço,

    Clovis.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Colucci! Esse ano não te encontrei na largada (única opção pois com esse pace não dá para te encontrar pelo caminho); Volte sempre! Abs

    ResponderExcluir
  19. Oi Collucci Parabens pela seu desempenho.Eu acho que vc chora de barriga cheia pois seu resultado no meu ver é muito satisfatório.Eu tbem fiquei feliz com minha chegada que foi exatamente 25 minutos menor que o de sao paulo.:)
    Quanta a maratona do rio que nunca havia participado...eu achei simplesmente maravilhoso, melhor que a de sao paulo.
    Tinha gel e agua em abundancia.E puseram muita fruta pra gente comer lá pelo km 32 eu acho.Gostei demais.
    Esta maratona tem tudo para ser o mais concorrido, digo , tipo nova york.
    A medalha, big e bonita.Sem usar forma do ano passado.
    Entrega de kit, ainda teve muita fila na meia.Mas agora eu tava na fila da maratona que flui rapida e alias me senti a maior importante de estar na tal fila e olhar os da meia com olhar de superioridade #aissim

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Colucci,
    Conversando com vc nesse fim de semana no RJ,criei coragem para fazer a maratona do RJ 2012! Tamo junto!

    abraços

    ResponderExcluir
  21. Cara, parabéns!!! Sou muito sua fã! Ainda realizo esse seu plano C, que no meu caso é plano A+! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  22. Cara, leio as coisas que você escreve, seja aqui, no twitter ou no face... e confesso que vejo em tudo que você escreve paixão pela corrida. Tenho me inspirado em muita coisa que você escreve, e essa mistura de racionalidade e explosão de sentimentos na hora deve ter sido uma sensação inesquecível... Parabéns...pela força...pela coragem...pela dedicação...e por mais essa vitória! Te admiro e procuro me inspirar na sua garra... Abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim