segunda-feira, 27 de junho de 2011

Asics Golden Four Rio - opiniões




Domingo, 26 de junho de 2011


Nesse domingo aconteceu a primeira edição da ASICS Golden Four, infelizmente eu não pude participar dessa etapa, mas foi por um ótimo motivo, participei como marcador de ritmo da Track Field Run Series Shopping Vila Lobos conforme post abaixo.


Porém, como bom observador e atento a todos os comentários via twitter e facebook, tanto dos organizadores como dos amigos corredores, eu pedi para algumas participantes responderem perguntas básicas sobre a prova. Vou transcrevê-las aqui. Pelos comentários que já li no Twitter e Facebook, tirando a INVERSÃO do percurso que seria o diferencial da prova, todos os outros itens do regulamento foram respeitados, principalmente para os corredores mais lentos, algo raro em corridas com mais de 10km em São Paulo e no Brasil.


@Aline_Mart
1 - Inscrição: Você teve algum tipo de problema com sua inscrição? Ganhei na promoção @twitersrun. O contato com a Asics foi bem simples, direto, rápido e me mandaram o protocolo por e-mail sem nenhum erro. Na entrega do Kit tudo normal. Conferência de protocolo e autenticação pelo codigo de barras. 

2 - Feira: Vc foi a feira pré prova? Qual sua impressão? Assistiu alguma palestra? Cheguei na Expo Asics as 9 da manhã pra assistir desde o começo das palestras. A primeira que assisti foi da Ironwoman Ana Borba com uma história fantástica de superação, seguida da palestra do Lelo Apovian que na verdade, era mais um debate com outros corredores inclusive o Ibere estava entre eles. Os temas foram muito bem escolhidos, visando sempre a superação dos nossos limites e que o psicológico em certas horas supera os treinos. A feira em si tinha a parte da entrega do kit, personalização da camisa, venda de assinatura da revistas, massagem, stand da Asics com produtos da marca e um pequeno centro de medicina esportiva onde era medido o seu nível de stress muscular, status de hidratação intra e extracelular e um médico que dava algumas dicas de quanto você deveria se hidratar durante a corrida.

Personalização
3 - Percurso: O que você achou do percurso? A inversão da largada causou problemas? O percurso foi realmente BEM plano! A subida foi no km 17. Eu acho que a inversão do percurso causou um pequeno problema pelo fato da subida que antes era no início, agora ser no final onde todo mundo já estava bem desgastado. A largada foi um espetáculo! Todas as largadas no horário certinho. Primeiro PNEs,  feminino, Elites e por fim Geral. Algumas pessoas como sempre não respeitaram a marcação de pace mas isso ja é um problema das pessoas, não da organização né!? O único problema que vi foi a iluminação no Túnel do Joá. Só se conseguia ver o sol ao longe e isso foi ruim porque não sabia direito onde estava pisando.

@JC_Ultra  - @Aline_Mart - @ines_rj
4 - Hidratação e apoios no percurso: Tudo que estava previsto no regulamento foi cumprido? Foi! Tinha marcadores de ritmo (nosso grande Jorge Ultra Cerqueira foi 'pacer' de 4'30"/km ). Hidratação (água gelada e isotônico) nos postos 3/6/9/12/15/18. Placas avisando 100 metros antes de cada posto de hidratação. Tinham postos médico nos km 12 e no km 16 (esse não tenho certeza). Vi ambulâncias (inclusive um atendimento antes do km 20), percurso todo gradeado e a sinalização dos kms exatamente como o GPS mostrava. 

5 - Chegada: No pós prova como foi sua recepção? Tinha medalha, isotônico, staffs ...  Foi excelente!!!! Adorei mesmo. Tenho a G4 como minha real estreia nas meias. Placas decrescente a partir dos 500 metros. Na chegada haviam muitos fotógrafos hehehe, assistência médica, recebemos a medalha, uma garrafa de gatorade, água gelada a vontade e um centro de massagem pra todos os corredores. Me larguei por lá hehehe. Foi muito bom!!! 

6 - Nota final: Qual sua nota geral para a 1ª Asics Golden Four? Alguma reclamação ou sugestão? Para a expo Asics nota 9. O buffet de massas(muitos reclamaram da quantidade) e o lugar das palestras deveria ser diferente do lugar do almoço. As pessoas não sabiam direito se comiam, conversavam com seus amigos ou prestavam atenção nas palestras. Para a corrida nota 10!!! TUDO que prometeram, cumpriram!!!

Obrigado Aline! Parabéns pela corrida!


@ines_rj

 1 – Inscrição: Você teve algum tipo de problema com sua inscrição?

Nenhum problema

2 – Feira: Vc foi a feira pré prova? Qual sua impressão? Assistiu alguma palestra?
Fui sim. A feira estava ótima e as palestras foram excelentes. Gostei muito do que foi falado pelos profissionais e também dos depoimentos dos atletas.

3- Percurso: O que você achou do percurso? A inversão da largada causou problemas?
O percurso foi maravilhoso, praticamente todo plano e seguindo a orla carioca, dando um estímulo a mais. Não vi como problema a inversão do percurso, acho até que ajudou a subida e, consequente, descida no final. Claro, o fato de ter que acordar mais cedo foi ruim, mas também não foi nenhum problema. A largada foi bem pontual e, por sinal, o horário de 7h foi fundamental, ajudou bastante.
 
4- Hidratação e apoios no percurso: Tudo que estava previsto no regulamento foi cumprido?
Tudo, do início ao fim. Hidratação com água e isotônico gelados a cada 3k, como previsto. E vi várias ambulâncias e pessoas de apoio durante o percurso.

5- Chegada: No pós prova como foi sua recepção? Tinha medalha, isotônico, staffs ...
A recepção foi dentro do normal, com medalha, água, isotônico, fruta e até um sanduíche. E tudo bem organizado, sem filas.
 
6 – Nota final: Qual sua nota geral para a 1ª Asics Golden Four? Alguma reclamação ou sugestão?
Posso dizer sem medo que foi a melhor corrida que já participei, nota dez. Gostei muito! Fez mudar meus planos e resolvi participar de outra etapa da Golden Four em outro estado, pois vale a pena. 
Sugestão: desconto para os inscritos na loja da Asics na Expo rs e nenhuma reclamação.

Obrigado Inês! Venha para a de Sampa em agosto! 



@scicinioto
1 - Inscrição: Você teve algum tipo de problema com sua inscrição? Fiz pela internet sem nenhum problema logo que abriram.
2 - Feira: Vc foi a feira pré prova? Qual sua impressão? Assistiu alguma palestra? Cheguei ao meio dia e o espaço estava lotado, filas imensas para retirar o kit e para o almoço, deu impressão que o ambiente era pequeno para o evento, mas após o horário de “pico” tudo transcorreu normalmente. A Expo foi bem organizada tinha um stand da Asics com algumas promoções, principalmente nos tênis, vários stands.. água, gatorade, quaker, vitaminas, revistas, massagem, customização de camisa, alguns tipos de exames (para esse a demora era em média de 1h30m). O almoço de massas foi alvo de muitos atletas... 4 tipos de salada, 3 tipos de massa, 3 tipos de molho, 2 tipos de sobremesa e bebida (água ou suco ou refrigerante) porém a porção era muitoooo pequena. Assisti duas palestras de alto nível, onde tive vários esclarecimentos que me ajudaram muito a completar a prova.
3 - Percurso: O que você achou do percurso? A inversão da largada causou problemas?  Percurso muito bom praticamente todo na orla, como não tenho o hábito de conferir percurso antes não posso falar sobre a inversão, mas na pratica com certeza se aquela subida do Joá fosse no inicio certamente teria sido bem melhor. Quando avistei aquela subidinha já no km 17 amarelei, mas o pior mesmo foi o túnel, tenho pânico em tuneis, de carro evito passar e a pé nunca imaginei e já estava cansada além do pânico bateu um medo de uma queda a escuridão era total, não tinha como visualizar se havia algum desnível, ou até mesmo um buraco.. lá foi na raça! Faltou uma possível iluminação! A largada foi pontualmente às 7hs.
4 - Hidratação e apoios no percurso: Tudo que estava previsto no regulamento foi cumprido?  Pela primeira vez corri uma prova onde tudo que estava no regulamento foi cumprido, não lembro exatamente o km, mas tinha uma tenda com uma massoterapeuta e pufs, fiz um pit stop nesse stand para consertar a minha meia, os postos de hidratação de 3 em 3km com gatorade a vontade, água gelada e banheiros. Também observei a quantidade de pessoas trabalhando. Participei de algumas corridas longas, como São Silvestre, Pampulha e A corrida da Ponte Rio-Niterói e em nenhuma delas eu havia conseguido tomar isotônico, sempre que chegava já tinha acabado,  o que acho uma falta de respeito com o atleta, quando nos inscrevemos consta do regulamento que terá isotônico em determinado km, mas infelizmente isso nunca havia acontecido, hoje foi primeira vez! O apoio também funcionou muito bem.
5 - Chegada: No pós prova como foi sua recepção? Tinha medalha, isotônico, staffs...                A chegada foi bem tranqüila, recebi minha medalha de participação, isotônico gelado em garrafa, água a vontade e um saquinho com o lanche uma maçã e um sanduiche de peito de peru hermeticamente fechado. Não consegui retirar a medalha com o número de outra corredora que não pode ir,  AFINAL é de participação o que eu também concordo!
6 - Nota final: Qual sua nota geral para a 1ª Asics Golden Four? Alguma reclamação ou sugestão? A Nota seria 9,0 porque como é a assessoria que retirou os kits e foram muitos, o treinador não teve como conferir os números das camisas junto com os pedidos e TODAS as camisas sem exceção vieram com números trocados.  Eu pedi regata fem.G, recebi camisa baby look M, a Wania pediu regata fem. M e ficou com masc. G e a Tais queria regata fem. M e ficou com masc. GG como exemplos. Foi o único item que realmente falhou. 
O kit foi entregue em uma sacola de plástico branca da ASICS personalizada com a etapa, bem diferente da bolsa de plástico onde são entregues os kits da yescom com propagandas de banco e loja de sapatos.
Vale ressaltar que junto ao kit recebemos uma viseira da ASICS e um adesivo com o número de peito para ser colado na sacola, caso essa fosse ser guardada no Guarda Volumes.
Obrigado Isabel! Parabéns pela prova!


@nina_marinho foto: Marina Flora

1 - Inscrição: Você teve algum tipo de problema com sua inscrição? Não, nenhum!!!

2 - Feira: Vc foi a feira pré prova? Qual sua impressão? Assistiu alguma palestra?  Fui sim. Gostei muito da feira, super organizada. Confesso que nunca fui a uma prova internacional, mas acredito que o nível não era de provas normais que acontecem no Rio de Janeiro. Tive uma impressão muito boa. Só vi esse tipo de organização, parecida, na Volta a Ilha, também oferecida pela Asics. Assisti algumas palestras sim, que me deram boas dicas de como começar mais conservador numa prova, por exemplo. 

3 - Percurso: O que você achou do percurso? A inversão da largada causou problemas?  Foi muito bom correr num local diferente do Aterro, com uma paisagem tão bonita como é na Reserva. Ao contrário do que eu imaginava, o vento não prejudicou em nada, foi tudo muito tranquilo! O fato de ter invertido no final das contas foi bom pra mim, pois a reserva chega a ser um pouco cansativo, e no final da prova talvez fosse meio monótono. Claro que um quilometro de subida no final da prova prejudicou meu tempo e o de muita gente, mas o que seria de uma prova sem suas emoções e desafios? Quanto ao horário, foi dentro do previsto! 

4 - Hidratação e apoios no percurso: Tudo que estava previsto no regulamento foi cumprido? Tudo previsto!! Muita hidratação, muito Gatorade, inclusive amigos que sempre reclamam que correm mais devagar e pegam água quente disseram que dessa vez foram recebidos com muita água e gelada ainda!

5 - Chegada: No pós prova como foi sua recepção? Tinha medalha, isotônico, staffs ...  Foi excelente! A medalha estava linda! Os staffs muito organizados na distribuição, saquinhos com lanche (sanduiche e frutas), isotônicos. Nada a desejar! 

6 - Nota final: Qual sua nota geral para a 1ª Asics Golden Four? Alguma reclamação ou sugestão? Na minha opnião, foi nota 10! Não tenho em mente nenhuma reclamação a fazer!

Parabéns Nina!! Obrigado!



As mesmas perguntas foram feitas para as quatro corredoras, são minhas amigas e @twitersrun

As respostas foram muito parecidas apesar delas terem corrido em ritmos diferentes, de sub-2 horas até quase 3 horas, o que nas meias maratonas existentes a diferença chega a ser absurda.

Eu poderia ter feito essas perguntas para algum dos TOP 100, mas para esses as respostas certamente seriam Ultra positivas como são em qualquer prova em que participam. 

Parabéns meninas pela superação e novos recordes!

Parabéns @ASICSBrasil e @Iguana_Sports por oferecerem um tratamento IGUAL a todos os participantes e principalmente o fato de não entregar a medalha para quem não participou, afinal a MEDALHA é o comprovante, o simbolo da superação pessoal de cada um.

Torço para que todas as outras etapas sejam muito elogiadas e que só melhorem.

E para as qualquer corrida que o percurso passar por TUNEIS, não esqueçam da ILUMINAÇÃO!!! 
Eu sou cegueta de óculos escuros não ia gostar muito do breu também. hehe

E por falar em TOP 100, PARABÉNS  @VicentSobrinho pelo objetivo conquistado!!! Sou fã!!

#colucci2011

12 comentários:

  1. Olá Colucci,

    Eu vi pelo relato do Jorge Cerqueira e pelas respostas das meninas que a corrida foi sem igual.

    Esse padrão deveria ser mantido e copiado para as demais provas do Brasil, principalmente as da Yescom, que tá na bronca em todos os estados com muita gente... #fail

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prova nota 10, Colucci!! Quem puder fazer não perca a chance... Parabéns a Iguana pela organização impecável e a Asics por criar/patrocinar uma corrida desse nível.

    ResponderExcluir
  3. Colucci, bom dia, meus parabéns pelo assunto abordado aqui, mas comigo gerou um stresse na entrega do kit se puder veja o meu relato no meu blog, tirando esse probleminha o restante foi showww e se puder corrija no seu texto no dia da corrida houve alteração momentos antes, eu iria ser PACE de 4min 30seg e na entrega do kit eu avisei para os amigo(a)s que iria sair nesse ritmo levando a galera, mas na hora a organização trocou e me colocou no ritmo de 5 min mas não teve problemas...Parabéns também por ser marcador de ritmo na track field.
    Acredi
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Colucci

    Sempre inovando nos temas abordados. Abrir um espaço no seu Blog para quem participou é perfeito! Esse tipo de opinião tem muito mais credibilidade que algumas da "imprensa marrom".
    Parabéns a todos que participaram e deixaram seu relato e aos organizadores!
    Abraço,
    @nunesvinicius

    ResponderExcluir
  5. Oi Colluci, estou super ansiosa para essa prova em novembro aqui em Brasília! Inclusive virou a minha prova principal do ano. Só que aqui em Brasília não podem inverter o percurso porque vai dar confusão! Pois só tem descida e depois trecho enorme muito plano. Se inverterem (acho difícil) vai ser uma subida daquelas invisíveis e longas que vai prejudicar todo mundo no final. Mas não creio que isso vá acontecer aqui porque parte do trecho é bem tradicional. O que me chamou atenção também foi essa questão das palestras, fiquei muito interessada! Venha correr aqui!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha! Esse lance de massagem para TODOS no final é sensacional!
    Sabia que a organização não iria decepcionar. Certamente veio para ficar

    ResponderExcluir
  7. Bacana, Colucci. Parabéns pela iniciativa de abrir espaço no blog para opiniões mesmo sobre uma prova em que você não esteve. Sempre interessante ouvir os companheiros de esporte.

    Abraço e siga firme nos treinos pra MRJ!

    ResponderExcluir
  8. Ansioso pela etapa em São Paulo. Estava na T&F, mas não te vi por lá. Você vai participar da Golden 4 SP? (se ler esse comment, fvr responder direto no meu blog por favor)

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  9. Oi Colucci,
    Claro que se tivesse corrido a etapa de Sampa teria te procurado por lá!!!
    Mas a etapa que participei foi de Porto Alegre em abril, entonces...
    Abraço!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  10. Boa!
    Não fui para o Rio porque decidi fazer a Track Field Villa Lobos.... No entanto, é bom demais saber que a prova foi maravilhosa do inicio ao fim.
    Parabéns turma! Nos vem na etapa Brasilia!
    Colucci, dá teus pulos e vai para Brasilia também. A turma que estará por lá é grande!

    ResponderExcluir
  11. vou fazer a de SP espero que eles não mudem o padrão...
    vai também???
    Bons Kms
    Fabi

    ResponderExcluir
  12. Colucci,

    Infelizmente nem tudo são flores. O Jorge descreveu no blog dele o perrengue que passou pra retirar a inscrição como elite B e o imbróglio do tamanho da camiseta.

    Estou inscrito na etapa SP desde Abril e até agora não recebi confirmação de largada na elite B.

    A ASICS É EXCELENTE! A Iguana nem tanto!

    Só não entendi uma coisa: Vc disse que se perguntasse à algum TOP 100 estes achariam ótimo como qualquer outra prova que participam. Penso não ser bem assim, não é porque o cara é rápido que não tem discernimento...

    Eu, como vc sabe, costumo chegar entre os 100 primeiros nas competições e já encontrei muitas falhas nas provas. Da Iguana, inclusive.

    Te vejo na etapa SP, onde espero que a Iguana se digne a me enviar a confirmação.

    Gde Abraço e parabéns pelo blog que está crescendo rapidamente.

    Cesinha

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim