terça-feira, 2 de março de 2010

O Twitter - @antoniocolucci


O Twitter
Quando me inscrevi no twitter foi algo meramente de curiosidade, ouvia falar sobre, mas não sabia o que era, para que ou para quem servia, criei uma conta totalmente despretensiosa com meu nome e sobrenome e comecei a brincar, realmente achei bem chato, só tinham algumas "celebridades" para serem seguidas e eu não achei nem um pouco interessante, mas por outro lado tinha a turma do CQC que estava bombando no twitter, e esses eram muito engraçados, encontrei também a turma da F1 que ajudou muito a ver o esporte pelo lado mais de dentro dele, turma boa essa também.
De repente, comecei a usar realmente essa ferramenta para conversar e tirar dúvidas sobre corridas, fui encontrado por vários colegas das corridas e a turma foi crescendo de forma gigante e a algum tempo existe o #twittersrun. A maioria dos que estarão lendo aqui não vão precisar de maiores apresentações, provavelmente vieram direto do twitter para perder um tempinho aqui e prestigiar minhas besteiras. Além dessa turma fantástica dos #Twittersrun, que tive o prazer de conhecer vários pessoalmente em São Paulo, em BH2O ou em Curitiba, tem também outra modalidade para ser utilizada que é a dos "sorteios" e nessa brincadeira, isso mesmo, brincadeira, eu tive a sorte, a criatividade, a competência ou a paciência e ganhei alguns prêmios. Ganhei CD, Inscrições para corridas, Kit de bebê, e até uma bicicleta, ou melhor um kit #biketour com direito a bicicleta. Ou seja, além de me DIVERTIR, conversar, tirar duvidas, ajudar e ser ajudado, também tenho a oportunidade de ganhar prêmios, basta participar. Mas, esse post que nada tem a ver com corridas é na verdade uma viagem minha, uma singela observação a respeito do ser humano, como nós enxergamos e também como somos vistos através da tela do computador, o que um punhado de letras é capaz de fazer. Classifico como inacreditável como através de um ENTRETENIMENTO como o twitter é possível fazer leituras e releituras sobre o 'como somos' e 'o que somos'.
A minha grande experiência se deu exatamente com uma promoção, a promoção da prancha da @_gatorade, uma forma que no primeiro momento achei péssima por ser tão repetitiva, mas que ao final, classifico como uma jogada de marketing no máximo "pegajosa", mas que cumpriu exatamente ao que se propôs, deixou o nome/marca em evidência. Quem acompanhou esses dois dias, na verdade foi um dia só, pois o primeiro nem incomodou nada nem ninguém, vai entender bem. A dinâmica da promoção era que quem repetisse mais vezes a frase ganharia uma prancha de surf. Eu normalmente não uso muito o twitter , penso que só o necessário. Porque quando tenho algo realmente importante ou "secreto" para falar com alguém, faço de uma forma mais eficaz tipo email, telefone, sinal de fumaça e etc. Entendo o twitter como um passatempo, uma diversão, um local para ver e ser visto, não um trabalho, uma obrigação ou algo do gênero.
Eu só participei da promoção da @_gatorade depois de analisar todas as possibilidades de realmente obter sucesso, vi que o twitter deles tinham poucos seguidores, que eram 5 pranchas de prêmio, que a dinâmica da promoção tinha poucos RTs e a maioria não era RT e sim eram respostas a própria @_gatorade e o mais importante que acabaria na noite seguinte, ou seja, eu realmente tinha muitas chances de ganhar e só um dia para gastar todos os tweets do mundo. E assim eu fiz, porém de uma forma muito educada e até bem divertida. Num primeiro momento comecei na madrugada, avisando meus seguidores que se tratava de uma promoção que eu poderia ganhar, que teria que escrever muito e o dia todo e que quem se incomodasse simplesmente parasse de me seguir. Simples assim.
O que mais me agradou, não chegou a me surpreender porque de certa forma eu torcia por isso mesmo, foi o jeito que meus amigos abraçaram a ideia e me apoiaram durante o dia todo, conversando, torcendo e muitos Retuitando as minhas mensagens com a frase da promoção, mandando mensagens para a @_gatorade me apoiando e pedindo para me darem logo o prêmio. #adorei! Escrevi quase o dia inteiro, falei de vários assuntos e no final de cada Twitter colava a frase da promoção. E a cada twittada, cada novo asunto, cada brincadeira, cada momento que passava ficava mais interessante analisar e ser analisado pelas letras, ver como o ser humano pode ser curioso, ver que tem pessoas que se incomodam com tudo e com todos, ver como as pessoas são competitivas em todos os aspectos, ver como é dificil simplesmente ser FELIZ!
Complementando em 13/03/2010
Parei de escrever esse post para aguardar o resultado da promoção da Prancha da @_gatorade, eles adiaram o prazo de resposta e aparentemente alteraram a forma da promoção, dizendo que seriam ganhadores os que tivessem mais RTs dos RTs. Aparentemente por que? Porque da forma que foi colocada a regra no twitter da @_gatorade, deixava bem claro que eles queriam QUANTIDADE DE RTs e não de RTs de RTs, ou seja, Foi mal formulada a explicação do funcionamento da promoção. Quando vi essa alteração achei uma grande sacanagem, mas por outro lado TINHA certeza que eu seria o mais RT dos RTs e ainda avisei meus amigos e seguidores que provavelmente eles também ganhariam.
E no dia 10/03, a @_gatorade colocou a relação dos ganhadores na página deles. EU GANHEI e junto comigo ganharam a Ju(@juqcorre), o Harry(@blogdoharry) e o Joca(@blogdojoca). O Joca durante o dia da promoção eu mesmo disse a ele que o tanto que conversamos ele seria um grande concorrente, nas duas regras e assim foi mesmo. Parabéns meus AMIGOS!
A parte triste dessa brincadeira foi em relação a minha amiga Guga(@GugaKamei) que no 1º momento foi anunciada como vencedora da prancha também, passou a ser seguida pela @_gatorade, recebeu DM sobre o prêmio e de repente seu nome foi SUBSTITUIDO pelo @frobertojr que passou a me seguir no dia da promoção e me Twitou quando da mudança da regra que seria impossivel ele ganhar com a regra nova (Muito estranha essa alteração de ganhador). Nada contra o @frobertojr que nem conheço, mas @GugaKamei durante o dia Twittou e Retwittou e foi Retwittada despretensiosamente a promoção tanto quanto os nossos outros amigos. #MancadaGatorade! Agora é só esperar a prancha chegar e mandar um litro de Gatorade para a Vaquinha Jersey que tanto torceu por mim. hehehe
Obrigado a todos!
Ps: Os seguidores que me abandonaram durante o dia foram voltando aos poucos e muitos outros também chegaram, menos o @SobrenaturalRun(deve ter se afogado em Marathon/Taeg).
Ps2: Meus amigos twitteiros, eu reparei que diminuiu o numero dos que eu sigo, tem vários que eu converso diariamente até que meu twitter parou de seguir, mas eu vejo normalmente. #estranho. Quem perceber isso, me avise que eu Folow de novo.
Ps3: Obrigado a todos pela paciência e pelos momentos de diversão. Valeu!
Nesse período, além da prancha da @_gatorade, ganhei também um Kit da Nutry(@QueroViverBem), um Kit da Caloi(@falecomacaloi), um CD da @BeloVelloso via @VersaoBr que receberei autografado no Pocket Show na FNAC PAulista dia 16/04(Estão Todos Convidados para me dar os parabéns lá, meu aniversário é dia 13/04).

12 comentários:

  1. Show, estou acompanhado teu Blog. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala Colucci,

    Pode ter certeza que me diverti bastante tentando te ajudar na promoção e mais ainda vendo o pessoal reclamar e vc nem aí... rsrsrs

    O que importa é isso mesmo. Procurar ser feliz nas pequenas coisas do dia a dia sem se deixar abalar pelos comentários dos outros.

    Pintando uma nova promoção é só twittar... rsrsrs

    E vamos surfar!!!

    Abração,

    Joca
    @blogdojoca

    ResponderExcluir
  3. Cara,
    muita sacanagem o que fizeram com a Guga. Pra mim, isso é demonstração de falta de critério, transparência e seriedade. Mudaram a regra, anunciaram um vencedor e depois trocaram???

    Bom, de qq forma continua valendo a percepção: Tu é muito RABUDO!!! rs

    Enquanto vc estiver se divertindo, tá valendo. Ninguém está sendo forçado a te seguir, certo?

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Colucci, esse Twitter tem que servir para alguma coisa, além das trocas de informações...Continue assim, vc é nosso Pé de Coelho!!!
    Abraço,
    @nunesvinicius

    ResponderExcluir
  5. Eu até tenho twitter, mas ainda não consegui me acostumar com isso. Talvez seja muita coisa pra minha cabeça...hehehe, blog, orkut, twitter, afff...qta coisa!!!!
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  6. há há há Eu só não ganhei pq não estava seguindo a @_gatorade... mas vc tem razão, tenho 2 inscrições no twitter, uma delas é só p/ corrida com meus amigos #twittersrun e afins e outra p/ notícias q quero saber rapidinho... esse Twitter é tipo "portal da fofoca cyber" rsrsrs
    aguardando a entrega do prêmio p/ matricular todos vcs na escolinha de surf !!!!!!!!!!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  7. Grande Colucci!!!

    Entrei na brincadeira simplesmente pra te ajudar! E, como Deus é justo, fui recompensada!!! rsrsrsrsrs

    Acho q peguei na rabeira da sua sorte!!!

    Bom te seguir ;-)

    bjs,

    Ju Cavani
    @juqcorre

    ResponderExcluir
  8. Valeu pessoal!
    Não sei responder de outra forma. hehehe

    Joca, Satrijoe, Vinicius, Claudinha e Ju, vocês já agradeci pelo Twitter, foi mais fácil.

    Dani, qual seu Twitter? Vamos ativá-lo.... hehehe

    Jailson, deixei um comentário no seu blog. Vou torcer por vc na SS 2010.

    Abraços e Beijos
    Obrigado
    Colucci

    ResponderExcluir
  9. Oi Antonio, bom dia!!!
    Manda um email pro Marcus Araujo que ele envia as amostras pra vc.
    O email dele é: marcus@proativa21.com.br

    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  10. ô moço sortudo, uai! rss
    Colucci, sorte é sorte! Vai entender! hehe
    O caso da Guga é um absurdo, mas absurdos acontecem em todos os lugares, paciência.
    Eu confesso que muitas vezes penso em participar mais ativamente destas brincadeiras de RT, sorteio e promoções do twitter, mas não tenho muita paciência não, deixo para você.
    E sobre a promoção da Máximos Detalhes, estou esperando falar com minha sócia e ver se a "moça" aprova a idéia. Se ela aprovar, não sei não se vão deixar você participar... hehehe
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  11. Falando serio, já tentei mil vezes gostar do twister, mas não consigo ver graça. Sei lá, talvez eu que seja analfabeto em internet.

    ResponderExcluir
  12. Fala, Colucci! Ainda náo comecei a usar esta ferramenta! Rsrs. estou indo beeem devagar. Boa semana de treinos! Nos vemos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim